25/04/2024 07:13:20

Coronavirus
02/04/2020 10:00:00

Primeiro caso de gato com coronavírus é identificado na Bélgica


Primeiro caso de gato com coronavírus é identificado na Bélgica

Um gato na Bélgica é o primeiro felino a testar positivo para o coronavírus, o vírus responsável pela Covid-19. Segundo a Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (AFSCA), que promove e fiscaliza segurança na produção de alimentos e na relação com animais domésticos, o vírus foi detectado nas fezes e no vômito do gato. É possível que o gato tenha se infectado pela sua dona, que testou positivo para Covid-19 depois de uma viagem para a Itália.

“A faculdade de medicina veterinária da Universidade de Liège relatou que uma infecção por coronavírus foi detectada no gato. O felino morava com sua dona, que começou a mostrar os sintomas do vírus uma semana antes do animal”, disse Steven Van Gucht, professor da Universidade Ghent que estudou o caso, ao jornal belga The Brussels Times.

Apesar de raro, o vírus já foi detectado em animais de estimação outras duas vezes. Dois cachorros em Hong Kong, na China, apresentaram o vírus, porém sem nenhum sintoma. O gato belga, contudo, teve diarreia, vômito e dificuldades para respirar. Tanto a dona quanto o gato estão em isolamento.

Os cientistas lembram que animais de estimação não transmitem o coronavírus. Por isso, não há razões para abandoná-los. Estes casos são isolados e os cientistas não sabem ainda explicar o motivo da infecção do felino. “Queremos enfatizar que esse é um caso isolado. Além disso, estamos falando de uma transmissão humano-animal, e não o contrário”, disse o virologista Steven Van Guchtm em uma coletiva de imprensa da Agência Federal de Saúde Pública. “Não há indicações de que isso seja comum.”

Terra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News