23/04/2024 11:23:30

Opinião
01/04/2020 10:30:00

Tudo Passará


Tudo Passará

Eduardo Tavares.

Domingo, 29 de março. Estamos à tardinha na praia de Ponta Verde. Ponho-me a pensar: este domingo é diferente dos outros. Mais cinzento, triste, melancólico, frio. Me dá um desânimo... Aí passo a refletir. É lógico que a causa desta paisagem triste e desta melancolia e ansiedade é esse tal de Coronavírus.
Mas essa chaga será suficiente para nos alarmar ou fazer achar que vivemos tempos apocalípticos? Claro que não! - eu mesmo concluo. A ciência está avançada e a época não permite mais tragédias como as que se originaram da peste bubônica, da tuberculose e, mais recentemente, da gripe espanhola (que de espanhola não teve nada, porque teve seu berço nos Estados Unidos logo após o fim da II Guerra mundial), dentre outras.
Passo a ser otimista e penso: as consequências dessa pandemia, sem dúvida, serão cientificamente revertidas em face do aprimoramento da medicina e da tecnologia, afinal, estamos no terceiro milênio da História da Humanidade, em pleno Século XXI.
De uma coisa eu sei, portanto: tudo passará. É lógico que as coisas pioram com o medo, com o pânico e com a difusão das fakes news, ou falsas notícias (não sei por que o brasileiro gosta tanto de usar termos ingleses. Eu simplesmente não suporto).
Mas, gente, tudo passa e tudo tem uma razão de ser. Faça a sua parte. A vida já é tão difícil! Por que perdermos tempo com conversas falaciosas, com os medos, as angústias, ou mesmo com as decepções que, não raro, temos com os nossos semelhantes?
A vida é feita de momentos, do início ao fim de nossa existência.
O tempo tem o privilégio de criar e destruir e até de eternizar. Mas, repito, o fato é que tudo passa.
O tempo, já disseram, é perda e é cura, é o segundo do nascimento e é a vida inteira.
Em certos momentos da vida, o tempo passa correndo, o que nos obriga a correr contra ele próprio. O presente é tão fugaz que já passou, logo estará ausente e somente sobrarão, às vezes, as boas e as más lembranças. Daí o ditado: "Passei por sua vida quando deveria ter ficado".
Vivemos reclamando do tempo. Mas, o que é o tempo para um ato qualquer, senão uma fração de segundo ante uma decisão a tomar?
Levei tombo, me reergui, aprendi e cresci. Passei a aceitar, como dito, que tudo na vida passa, essa é a tônica dessas linhas.
Então, deixemos o tempo falar por nós e mostrar se nossas escolhas foram acertadas ou não. Tudo passa tão rápido que a grande maioria dos acontecimentos em nossas vidas já não valem muito. Sequer lembramos e, se lembramos, pouca diferença faz no presente, que já passou, inclusive. Mas, verdadeiramente, quanto vale o tempo, se o próprio Universo ainda está em expansão? O Universo está apenas em seus segundos iniciais, de acordo com a física quântica.
Também ouvimos muito: “Todo mundo passa por problemas na vida, mas, uma hora, tudo volta a ser ótimo de novo".
Fiquem certos no que consiste esse pensamento, no entendimento de que tudo voltará a ser ótimo, asseguro que a vida já será outra. Porque o tempo não para. É como um rio: ninguém bebe a mesma água do mesmo rio duas vezes, já ensinava Heráclito. O rio se foi ao encontro do oceano, transformando- se no próprio oceano.
Fernando Pessoa versifica: "Tudo quanto vive, vive porque muda, muda porque passa e porque passa, morre.
Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida".
Acrescenta o poeta: "Tudo que se passa no onde vivemos, é em nós que se passa. Tudo que cessa no que vivemos, é em nós que cessa”.

Então, gente, mesmo que tudo seja tão efêmero, mesmo que as coisas passem como um raio em nossa vida, tudo depende de como conduzimos as coisas, de como fazemos as nossas escolhas. A inteligência universal nos colocará no epicentro dos acontecimentos. Recolhimento sem pânico, com organização e produção, é a fórmula a ser utilizada por aqueles que decidirão, não para o próprio benefício, mas pelas nações, pelos povos, pela humanidade.
O Coronaviros já, já, será passado. Fica a humanidade. O importante é que as pessoas cresçam, aprendam e entendam que, na ânsia de " ter", o homem se esquece de "ser", passa pela vida tendo tudo, mas, termina sendo nada.
Pois tudo é tão efêmero.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News