28/03/2024 19:03:29

Coronavirus
31/03/2020 12:00:00

Epidemiologista que previu pandemia diz como acabar com COVID-19


Epidemiologista que previu pandemia diz como acabar com COVID-19

O epidemiologista americano Larry Brilliant, que alertou sobre o início da pior pandemia, disse à revista Wired como reduzir a incidência da COVID-19.

Em 2006, o epidemiologista Larry Brilliant anunciou que o futuro da humanidade assistiria a uma epidemia sem precedentes de proporções globais. O médico usou a experiência adquirida durante a eliminação da varíola, gripe e pólio, alertando a comunidade mundial sobre o perigo.

"Um bilhão de pessoas ficariam doentes", disse ele. "Morreriam até 165 milhões de pessoas. Haveria uma recessão e depressão global, e o custo para a nossa economia de 1 a 3 trilhões de dólares seria muito pior para todos do que apenas 100 milhões de pessoas morrendo, porque muito mais pessoas perderiam seus empregos e seus benefícios de saúde, sendo as consequências quase impensáveis."

Pandemia mais perigosa

Agora, as declarações de Brilliant não parecem tão irrealistas, escreve a publicação.

Durante entrevista, Brilliant destacou que toda a comunidade epidemiológica há muito tempo vem falando sobre o fato de que uma pandemia maciça está prestes a chegar, sendo uma questão de tempo.

De acordo com ele, esta é a pandemia mais perigosa "em toda a nossa vida". O médico sublinhou que a peculiaridade do novo coronavírus é que as pessoas não têm imunidade ao vírus, que pode infectar 7,8 bilhões de pessoas.

O médico elogiou os passos que as autoridades em todo o mundo estão dando: restringir a circulação de pessoas, isolamento em casa e manter a distância.

"Isso é ótimo, porque queremos espalhar a doença ao longo do tempo", ponderou.

Tempo para criar vacina

O especialista explicou que tais medidas dariam aos cientistas tempo para criar uma vacina contra o coronavírus e permitiriam "alcançar o querido objetivo dos epidemiologistas".

Brilliant chamou a atenção para a importância dos testes universais de infecção na população.

"Os testes podem ter um papel significativo. O que precisamos é de uma amostra probabilística aleatória em todo o país para entender onde o vírus realmente está", disse.

Segundo Brilliant, as pessoas não devem negligenciar as máscaras médicas para se proteger. Para derrotar o vírus, as pessoas precisam entender sua propagação, desenvolver uma vacina e garantir que muitas pessoas tenham imunidade, complementou.

De acordo com as estatísticas da Universidade Johns Hopkins, mais de 741 mil pessoas já foram infectadas, com 35 mil mortes em todo o mundo.

br.sputniknewsv



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News