28/03/2024 17:25:32

Alagoas
30/03/2020 11:00:00

Veja os setores que vão sair da quarentena em AL


Veja os setores que vão sair da quarentena em AL

A validade do Decreto de Situação de Emergência nº. 69.501, publicado pelo Governo de Alagoas no dia 20 passado, termina neste domingo, 29. Mas o governador Renan Filho (MDB) já antecipou que as medidas restritivas serão renovadas, em sua maioria, a partir desta segunda-feira. As aulas nas escolas da rede pública estadual continuarão suspensa, assim como o trabalho presencial na maioria dos órgãos públicos estaduais.

Em um áudio que circulou em vários grupos de watsapp, um conhecido dirigente do setor produtivo de Alagoas antecipou que foram definidas negociações com o governo do Estado com o objetivo de garantir a reabertura gradual dos setores do comércio de serviços que não são considerados essenciais.

De acordo com o áudio 

ficou definido com o governador Renan Filho (MDB) a volta do funcionamento normal das indústrias a partir do dia 31 de março ou 1o de abril. Já as lojas de materiais de construção, que voltam a funcionar entre 31 e 1o serão abertas em especial - das 9h às 16h. Bares e restaurantes serão autorizados a funcionar no sistema “pegue e leve”, em que o cliente poderá fazer o pedido e retirar no local.

Estas informações foram confirmadas por uma importante fonte do governo. Já a informação de que o comércio em geral poderá ser reaberto já no dia 7 ou antes não foi confirmada. “Não tem nada em canto nenhum sobre a volta do comércio. Não está descartada, mas deverá ser tomada na última hora, dependendo da evolução da Covid-19 em Alagoas”, afirmou a fonte.

Segundo outra fonte do governo, o trasporte intermunicipal também será liberado parcialmente em todo o Estado a partir do dia 31. O funcionamento das linhas de ônibus e transporte complementar será definido até a segunda-feira, 30.

Veja a transcrição

O áudio que circulou em vários grupos de watsapp, na sexta-feira a noite, foi feito por um conhecido dirigente do setor produtivo de Alagoas. Ele revelou o desfecho das negociações com o governo do Estado. Mas como o áudio foi encaminhado por terceiros, através de aplicativo, a fonte será preservada – embora sua identidade e informações tenham sido confirmadas por assessores do governo de líderes do setor produtivo.

Veja a transcrição do áudio que circulou na sexta-feira, 27, a noite:

“Boa noite a todos, estou aqui ainda no Palácio do Governo, desde ontem em reuniões constantes, com a indústria, Federação da Indústria e Comércio e com a parte de serviços dois bares e restaurantes. Foi fechado um acordo agora com o governador que todas as indústrias podem voltar ao normal entre 31 e 1o…...bares e restaurantes, além do delivery, eles vão poder fazer até o dia 6 o pegue leve, sem ninguém na porta, ou seja além do Ifood poderá a pessoa também encomendar e pegar, desde que não fique ninguém na porta para não fazer aglomeração”, disse.

Já o setor de serviço, segundo dirigente, “como um todo vai começar a voltar ao normal”. Ele também confirmou a abertura das lojas de materiais de construção: “o comércio material de construção, não é só em Alagoas - a negociação está sendo com o governador Renan filho e com prefeito Rui Palmeira, que representar em torno de 40% da população de Alagoas. E isso está sendo negociado ao mesmo tempo pelo governador com todos os governadores do Nordeste. Está se abrindo material de construção a partir do dia 31 ou 1o das 9 da manhã às 4 horas da tarde e em sequência tudo correndo certo no máximo no dia 7 o comércio também voltará no horário de 9 horas às 16 horas, podendo ser antecipado conforme os números que a Secretaria de Saúde e também o Ministério da Saúde divulgar a nível nacional”, disse

“Por hora eu peço calma aos senhores, mas tudo que está podendo ser feito está sendo feito, hoje começamos negociações ás 8 horas da manhã e estamos encerrando agora e ainda aguardando a publicação do decreto para poder passar para vocês”.

Versão oficial

De acordo com o governador, o novo decreto será publicado na segunda-feira (30) e deve trazer mudanças em relação ao comércio local. Ele voltou a defender as medidas preventivas de distanciamento social para barrar a disseminação da doença, achatando a curva de contágio e evitando o colapso do sistema hospitalar – diz trecho de reportagem da Agência Alagoas.

“O decreto terá algumas novidades. Estamos avaliando o tempo de duração, mas é provável que seja bem próximo do prazo do primeiro (10 dias)”, disse Renan Filho.

Segundo o governador, as medidas de distanciamento social são fundamentais para que o Estado conclua o processo de remodelagem da rede de saúde que está sendo preparada. A meta é disponibilizar, até 30 de abril, cerca de 500 leitos para tratar a Covid-19 em Alagoas, tanto de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) como de retaguarda para tratar os casos clínicos. Os primeiros 105 leitos de UTI devem ficar prontos na segunda-feira (30).

Em relação à retomada das aulas, Renan Filho disse que as aulas na rede pública estadual de ensino permanecerão suspensas como medida preventiva.

“Os jovens não desenvolvem com mais gravidade a doença, mas a levam para o seio familiar, de maneira que a gente precisa permanecer com as aulas paradas. O país inteiro prorrogou esse prazo. Nosso decreto vai até segunda-feira, mas soltarei um novo decreto prorrogando o período preventivo, mantendo as pessoas em casa, preservando, também, a saúde de professores e de servidores da Educação”, afirmou o governador.

Atualização

O novo Decreto Emergencial foi divulgado já neste domingo (29) e conta com as mudanças anunciadas. Divulgado no Diário Oficial, o decreto prorroga por mais 8 (oito) dias as medidas de restrição, a partir desta segunda-feira (30), podendo ser prorrogado ao final do período.

Confira aqui.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News