18/04/2024 10:35:51

Coronavirus
28/03/2020 08:00:00

Covid-19: Pacientes com tuberculose devem redobrar cuidados

Doença pode causar agravamento da infecção pelo coronavírus


Covid-19: Pacientes com tuberculose devem redobrar cuidados
Pacientes com tuberculose devem redobrar cuidados em meio à contaminação pelo novo coronavírus. A doença pode causar agravamento da infeccção pelo Covid-19. 
 
A tuberculose é uma doença altamente contagiosa e também é recomendado o isolamento dos pacientes recém-diagnosticados pelo menos até que os medicamentos comecem a agir e impeçam a transmissão da doença. O tratamento é realizado à base de remédios oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Em 2019, o Distrito Federal tinha 515 pessoas diagnosticadas com a doença e em tratamento na rede pública de saúde. Em todo o país, são 75 mil novos casos a cada ano e 4,5 mil mortes. 
 
Laboratório Central de Saúde Pública  do Distrito Federal (Lacen-DF)  é um dos cinco laboratórios brasileiros de referência para o diagnóstico da doença. Ele é usado para análise de amostras enviadas por clínicas e hospitais da região Centro-Oeste, Maranhão e Sergipe. Em 2019, de 3,6 mil exames realizados, 250 deram positivo para tuberculose.
 
O diagnóstico começa pela suspeita clínica do médico e pela investigação laboratorial, composta por quatro exames: a baciloscopia, o teste rápido molecular, a cultura e o raio-X que é complementar. Os sintomas da doença são febre, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço, além de tosse que pode ser seca.
 
Com informações da Agência Brasília
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News