18/04/2024 18:35:38

Educação
26/03/2020 10:00:00

10 apps grátis que vão te ajudar a estudar e a se cuidar na quarentena

Xô, coronavírus! Listamos apps que te auxiliam no conteúdo de provas, organização e cuidados com a saúde mental


10 apps grátis que vão te ajudar a estudar e a se cuidar na quarentena

Estudar de casa exige adaptação, mais disciplina e organização. E a tecnologia, se bem usada, pode ser uma ótima aliada nesse sentido. Já que o celular está sempre do nosso lado na quarentena, listamos aplicativos gratuitos para você baixar, conferir conteúdos de provas, melhorar sua organização e, claro, cuidar da sua saúde mental em casa. Confira!

Para estudar os conteúdos do vestibular e adquirir conhecimento

AppProva

AppProva, disponível para Android e iOS, traz ainda uma seleção de simulados reais, utilizados pelos principais vestibulares do Brasil. Os testes têm um relógio com uma contagem regressiva, para o aluno treinar resoluções dos problemas no menor tempo possível. A correção é feita baseada no padrão TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo usado no Enem. Assim, o candidato consegue ter uma noção do seu desempenho e comparar com a nota de corte das respectivas universidades. 

Geekie Games Enem

Disponível para celulares Android e PC, o Geekie Games Enem é destinado para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O app disponibiliza listas de exercícios, simulados, planos de estudo e relatórios de desempenho. Depois das questões, o serviço é capaz de traçar o perfil do aluno. Com essas informações armazenadas, o estudante encontra as melhores estratégias de estudo, de acordo com a sua necessidade.

Física Interativa

O app Física Interativa possui um banco de 100 questões do Enem resolvidas em vídeo, além de resumos e aulas de Física completas. Nele, é possível navegar pelas fórmulas offline, auxiliando na resolução de diversas atividades. O app está disponível apenas para celulares Android.

Wattpad 

Wattpad oferece acesso a milhares de livros e contos gratuitos. Os usuários podem encontrar obras clássicas e novos escritores separados por diversos estilos e temas literários. A ferramenta gratuita está disponível em versão web para computadores e como aplicativo para Android e iOS.

Duolingo

Duolingo disponibiliza cursos grátis, em português, de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, além de várias outras, em inglês), com atividades de tradução, escrita, fala e escuta, divididas em módulos que variam de acordo com o tema escolhido. O estudante deve acessar o app todo dia e cumprir as tarefas de modo gradual para desbloquear os próximos níveis. Também é possível interagir com outros usuários e estabelecer competições por meio de pontos. Versão disponível para Android e iOS.

Para melhorar a organização e produtividade

Evernote

Evernote, disponível para Android e iOS, é uma espécie caderno virtual, que ajuda a se organizar e  registrar conteúdos de aula, em diversos formatos. Com o app, é possível criar cadernos de anotações para diferentes matérias, inserir arquivos, como textos em PDF, apresentação de slides, fotos, prints de tela, além de gravar áudios.

Aprovado

Com o aplicativo Aprovado, é possível criar um cronograma de estudos, usando recursos como seleção de temas de matérias a serem revisadas, e cronômetro de tempo para estudar cada conteúdo. Fica registrado o histórico de tempo utilizado pelo estudante com cada matéria, assim ele pode acompanhar e controlar sua rotina de estudos. Download disponível para Android e iOS.

Forest

Semelhante à linha da técnica pomodoro (25 minutos de foco total e pausas para descanso), o aplicativo Forest estimula que o usuário se concentre totalmente por um tempo. Para que ele cumpra o período estabelecido, o app bloqueia o acesso a aplicativos de distração, como as redes sociais, e “planta” uma árvore que deverá crescer. Quando respeita o bloqueio, o usuário vê a árvore prosperar. Para burlá-lo e acessar as outras ferramentas, é preciso matar a árvore. Tanto Android como iOS podem baixar o Forest.

Para cuidar da saúde mental e relaxar

Headspace

Por meio de técnicas de meditação e mindfulness, o aplicativo Headspace estimula o usuário a se concentrar, melhorar a respiração e aumentar o foco. Também é possível criar lembretes para inserir esse tipo de atenção e pausa em meio à rotina.

Daily Yoga

O app Daily Yoga tem aulas para usuários iniciantes e avançados, com uma lista de mais de 500 posturas de ioga. Cada programa reúne exercícios diários com indicação de tempo e as aulas podem ser escolhidas de acordo com objetivos específicos, como relaxamento, meditação e tonificação corporal.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News