25/04/2024 14:40:06

Municípios
19/03/2020 13:00:00

Prefeito de Arapiraca publica decreto com medidas para conter coronavírus


Prefeito de Arapiraca publica decreto com medidas para conter coronavírus

pós o anúncio de um caso suspeito de Covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, publicou decreto nesta terça-feira (17) com diversas medidas para conter o avanço da doença na localidade. As determinações, também recomendadas à iniciativa privada, incluem a suspensão das aulas na rede municipal, suspensão de férias para servidores da área da saúde e vigilância sanitária e liberação do trabalho no centro administrativo para quem tem mais de 60 anos de idade.

As medidas foram anunciadas em encontro com secretários municipais, na sede do Poder Executivo de Arapiraca. De acordo com o gestor, as aulas serão suspensas inicialmente por um prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado, a depender da propagação da Covid-19 na localidade. Para evitar prejuízos aos alunos  e ao ano letivo, o prefeito determinou a antecipação das férias do mês de julho para este período.

 

Pelo decreto, ficam ainda suspensas por 60 dias as licenças de todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, da Vigilância Municipal e também do gabinete do prefeito. 

"A partir desta quarta-feira (18), também  ficam suspensas, pelos próximos 15 dias, as atividades coletivas dos serviços de convivência de idosos e o atendimento do bolsa-família. E também canceladas as inaugurações, cerimônias e eventos da Administração Municipal, evitando aglomerações de pessoas e o aumento do risco de contágio", constam nas determinações.

O prefeito sugeriu ainda que os agentes de saúde realizem visitas domiciliares, para reforçar, junto à população, os cuidados que todos devem ter, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os servidores com mais de 60 anos podem trabalhar a partir de casa, segundo orientações dos secretários, e os aposentados e pensionistas do município ficam desobrigados a se apresentar no Instituto de Previdência, para realizar a prova de vida, pelo prazo de 60 dias. 

"Embora ainda não haja nenhum caso confirmado para COVID-19, no município, estudos demonstram que há riscos para a população. Sendo assim, para tentar reduzir a probabilidade de contágio, estamos adotando medidas utilizadas por praticadas por outras cidades e países, com comprovação eficiente no combate ao coronavírus. Atitudes preventivas que possam reduzir a curva e contaminação da doença", declarou o prefeito.

A prefeitura ainda disponibilizou o número de telefone, via whatsapp (99604-0006), para tirar dúvidas e orientar a população sobre prevenção e procedimentos em caso de suspeita da doença.

Com assessoria de comunicação

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News