16/04/2024 02:05:59

Justiça
18/03/2020 02:00:00

MP denuncia psiquiatra que atua no sertão por aborto, omissão de socorro e cárcere privado


MP denuncia psiquiatra que atua no sertão por aborto, omissão de socorro e cárcere privado

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 9ª Promotoria de Justiça da Capital denunciou o médico psiquiatra Dilson Karlo Aquino Onofre por crime contra a vida, violência contra a mulher.

O promotor de Justiça, Rodrigo Soares, pediu medidas cautelares diversas da prisão, afastamento da atividade de médico, acusando-o de aborto, com resultado de lesão corporal grave, cárcere privado e omissão de socorro contra uma namorada. Também foi pedido o recolhimento do passaporte para que o mesmo seja impedido de se ausentar do país, além de medidas protetivas de urgência em favor da vítima.

Apesar de o médico residir em Santana do Ipanema, o crime teria ocorrido em setembro passado, no bairro da Jatiúca, em Maceió, em um apartamento, localizado no Edifício Terrantai, de sua propriedade. A princípio, Dilson Karlo manteve contato com a vítima afirmando que queria conversar sobre a gestação, no entanto seria para pressioná-la a abortar, o que não foi acatado. De forma planejada, com a justificativa de que queria acalmá-la, o denunciado fez com que ela bebesse vários copos de água, assumindo depois que havia colocado Rivotril com o intuito de que adormecesse e ele tivesse maior facilidade de introduzir comprimidos de Cytotec em sua vagina para atingir o seu objetivo.

“Quando ele a convidou para o encontro já estava mal intencionado e, após tentar convencê-la ao aborto, sem êxito, decidiu ele mesmo provocar o aborto, dopando a vítima. Além disso, no dia seguinte, foi trabalhar no Sertão e a deixou trancada, sangrando. Ou seja, não somente impediu a criança de nascer, como colocou em risco também a vida da moça. O mais grave, sendo ele um médico, que fez juramento para salvar vidas, teve atitude totalmente contrária, inclusive omitindo o socorro e isso é muito mais grave do que se imagina. E o Ministério Público tinha a obrigação de denunciá-lo”, explica o promotor de Justiça, Rodrigo Soares.

Por precaução, o promotor de Justiça pediu a decretação de medidas protetivas de urgência em favor da vítima com a proibição de contato e de aproximação por pelo menos 300 metros.

“Precisamos salvaguardar a integridade física e psíquica da vítima, impedindo que outras tentativas de violência sejam praticadas pelo denunciado. Inclusive que mantenha contato também por telefone para não desencadear desequilíbrio emocional nela e em seus familiares”, ressalta o promotor.

O Ministério Público pediu que fosse oficiado ao Conselho Regional de Medicina, encaminhando-lhe cópia integral dos autos, para fins de deflagração de apuração da conduta do médico no âmbito do referido Conselho.

Mnuto Sertão



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News