27/04/2024 01:11:15

Especial
16/03/2020 05:00:00

Mais de 3 toneladas de carne ilegal foram apreendidas em Alagoas em apenas 1 ano

Apreensões foram frequentes no interior alagoano, tendo casos registrados em Arapiraca, Atalaia, Cajueiro, Viçosa e Ouro Branco


Mais de 3 toneladas de carne ilegal foram apreendidas em Alagoas em apenas 1 ano

Pouco mais de três toneladas: este é o número de carne encontrada em abatedouros ilegais de maio de 2019 até fevereiro deste ano, segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Deste dado, o maior número, 1 tonelada, foi apreendido na última quarta-feira (11), em Arapiraca. O gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, deu dicas para que os alagoanos não caiam no risco de adquirir alguma infecção.  

O abatedouro fechado em Arapiraca na quarta tinha 1 tonelada de carne de cavalo. O fato gerou dúvidas sobre a comercialização desse tipo de carne. "A carne de cavalo é difícil de saber qual é porque ela é avermelhada, macia, adocicada. As pessoas comem muito sem saber porque ela vem na carne moída, nos embutidos. É uma carne que não é ruim, ela é muito exportada para a Europa. O grande problema é que no Brasil é proibido comercializar para o consumo humano", explica.

 

Bezerra destaca a importância da carne ser comprada em locais regularizados. "Na hora que você vai comprar carne nos pontos de venda legalizados, a carne inspecionada vem com carimbo do serviço de inspeção federal, municipal ou estadual. Sem esse selo, você pode comprar uma carne enganada, abatida de maneira altamente imprópria e que pode estar contaminada. Pra gente se livrar de casos como esse de Arapiraca, é comprar a carne no ponto de venda legalizado, onde a carne passa por exame anti-morte e  pós-morte, depois que ele foi abatido". 

Outras carnes

O gerente da Vigilância Sanitária Estadual destaca que a carne de sol também requer alguns cuidados na hora da compra. "A gente come e precisa ter um cuidado muito grande é a carne do sol, porque existem várias irregularidades. Ela pode ser feita de carne de cavalo ou de outros, como carne de cobra, que é uma carne que pede um cuidado muito grande de onde você vai adquirir".

O charque é outra carne que pode ter a presença de carne de cavalo. "Ele é feito de carne bovina. Pode ser feito a partir da carne de cavalo, como a carne in natura, ela só pode ser exportada. No brasil, é proibido comercializar essa carne, mesmo que seja de um animal saudável e mesmo que tenha sido abatido em um frigorífico legalizado. Você tem que ter a referência e o selo do Ministério da Agricultura."

Os responsáveis pelos abatedouros ilegais podem chegar a ser presos e pegar alguns anos de reclusão. 

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News