18/04/2024 22:39:36

Economia
16/03/2020 11:00:00

China: redução da exportação de açúcar de Alagoas teve origem tarifária


China: redução da exportação de açúcar de Alagoas teve origem tarifária

A informação de que a redução da exportação de açúcar de Alagoas para China teria sido provocada após o surgimento do coronavírus, foi negada pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira. De acordo com o dirigente da entidade, que representa as unidades industriais do setor sucroenergético, à redução já ocorre nos últimos dois anos por questões tarifárias e não é restrita a Alagoas.

“Essa redução das exportações do Brasil para a China não tem nenhuma relação com o surgimento do coronavírus. Isso ocorre porque a China duplicou a taxa de importação o que tornou proibitivas as exportações para o país”, afirmou Nogueira.

Segundo ele, o Brasil já chegou a negociar com a China a redução da taxa. “Essa safra, que está sendo concluída, ainda tem o efeito da taxação anterior. Mas, é provável que no próximo ciclo da cana, o Brasil volte a este mercado que perdemos por questões de proteção da própria China por conta de uma super tarifação que proibiu as exportações”, declarou.

A China é o principal comprador de produtos brasileiros, dados do comércio exterior já indicaram queda de 10% no volume de exportações ao país asiático no último mês de janeiro.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News