25/04/2024 07:21:07

Coronavirus
16/03/2020 22:00:00

Bolsonaro fará novo exame de coronavírus e ficará em isolamento


Bolsonaro fará novo exame de coronavírus e ficará em isolamento

O presidente Jair Bolsonaro terá de fazer um novo teste de coronavírus nos próximos dias e, até lá, ficar em isolamento, como antecipou o estadao.com.br. O presidente afirmou pelas redes sociais não ter sido diagnosticado com a doença. Um pouco antes, a emissora de TV americana Fox News informou que um primeiro exame teria dado positivo, creditando a informação ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Depois, ele negou ter dado a informação. O Estado pediu, oficialmente, cópia do resultado à Presidência, que não a havia fornecido até a publicação deste texto. 

Segundo médicos da equipe que acompanha o presidente, as medidas fazem parte dos protocolos internacionais de combate ao novo coronavírus e serão necessárias pelo tempo que Bolsonaro passou ao lado do secretário da Comunicação,Fabio Wajngartendiagnosticado com a doença na quinta-feira. O auxiliar fez parte da comitiva que acompanhou o presidente em viagem aos Estados Unidos.

Bolsonaro deve ficar em quarentena até começo da próxima semana

A quarentena do presidente deve durar até o começo da próxima semana para que se cumpra um prazo mínimo de sete dias após o último contato com a doença, segundo informou um integrante da equipe médica ao Estado, em caráter reservado. O último encontro de Bolsonaro com Wajngarten foi na madrugada de quarta-feira, quando retornaram ao Brasil.

Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o tempo de incubação do vírus é de 14 dias. Em fevereiro, quando brasileiros foram repatriados da China por causa do coronavírus, todos tiveram que ficar em isolamento por 14 dias mesmo após os testes darem negativo. O grupo precisou refazer os exames a cada três dias.

O novo procedimento foi discutido entre os profissionais da saúde que prestam serviço à Presidência na tarde desta sexta-feira, 13 . Antes da nova orientação para seguir em isolamento, Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada e foi despachar no Planalto, onde ficou por cerca de 1h30. Segundo auxiliares, o presidente decidiu voltar ao trabalho tão logo recebeu o resultado, por volta de meio-dia, de que o teste para o coronavírus havia dado negativo. Bolsonaro não apresenta sintomas, segundo pessoas que estiveram com ele.

Ao deixar o Alvorada, o presidente parou para falar com alguns apoiadores em frente à residência oficial, mas tomou precauções. “Apesar de meu teste ter dado negativo, não vou apertar a mão de vocês”, disse, sem se aproximar da grade. Apesar da recomendação médica, auxiliares temem que Bolsonaro queira cumprir agendas externas no fim de semana.

Msn



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News