28/03/2024 12:49:30

Alagoas
14/03/2020 11:00:00

Estados não precisam mais pagar remédios de alto custo a pacientes, diz STF

Decisão do Supremo acaba com os processos de judicialização da saúde nos Estados


Estados não precisam mais pagar remédios de alto custo a pacientes, diz STF

Pacientes do SUS que ingressaram na justiça para receber remédios de alto custo pagos pelo Estado, agora perderam esse direito. Isso por que o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta 4ª feira, 11, que o poder público não tem a obrigação de fornecer medicamentos de alto custo com registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que não integram a lista do SUS (Sistema Único de Saúde).

A determinação não se aplica a situações excepcionais, que ainda serão definidas na formulação de uma tese. A decisão atinge mais de 42.000 processos sobre o mesmo tema.

Para o ministro Alexandre de Moraes, o excesso de judicialização da saúde tem prejudicado políticas públicas porque decisões judiciais favoráveis a poucas pessoas, por mais importantes que sejam seus problemas, comprometem o orçamento destinado a milhões de pessoas que dependem do SUS.

“Não há mágica orçamentária e não há nenhum país do mundo que garanta acesso a todos os medicamentos e tratamentos de forma generalizada”, afirmou o magistrado.

O debate sobre os medicamentos de alto custo é motivo de constante reclamação dos governos dos Estados e das prefeituras, que dizem que a lei não reserva orçamento para fins de concessão de medicamentos. Hoje, a ministra Cármen Lúcia destacou esse aspecto.

A discussão se originou a partir de recurso do governo do Rio Grande do Norte contra decisão que o obrigou a fornecer medicamento para tratar uma paciente com miocardiopatia isquêmica e hipertensão arterial pulmonar.

éassim



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News