31/03/2020 10:07:38

Viver Bem
10/03/2020 18:00:00

Morrendo de sono o dia inteiro? Veja o que pode ser e o que fazer

Diversos fatores podem causar a sonolência excessiva, como condições médicas, cansaço e consumo de estimulantes


Morrendo de sono o dia inteiro? Veja o que pode ser e o que fazer

O sono excessivo durante o dia pode ser causado por diversos fatores, sendo o mais comuns dormir pouco ou mal à noite. Porém, existem outras condições ou circunstâncias que podem estar na origem do problema e que merecem ser investigados pelo médico.

1. Quantidade e qualidade de sono insuficiente

Quando se dorme mal durante a noite ou em quantidade insuficiente, é muito comum ter sono durante o dia. Além do estresse e da ansiedade, as noites mal dormidas poder estar relacionadas ao uso da televisão, do computador ou compromissos maiores excessivos no trabalho, nos estudos ou na vida social.

Para contornar este problema, é importante adotar rotinas e condições que possibilitem uma melhor qualidade e duração do sono.

2. Condições médicas

Condições neurológicas como depressão, ansiedade, narcolepsia ou doenças neurodegenerativas contribuem para a alteração da qualidade e quantidade de sono. Além disso, condições médicas como trauma craniano, AVC, câncer, hipotireoidismo, doenças inflamatórias ou anemia também podem deixar a pessoa mais sonolenta e cansada durante o dia.

Nestes casos, é importante tratar diretamente a causa da doença.

3. Uso de medicamentos

O uso de certos medicamentos, como anti-histamínicos, relaxantes musculares, anticonvulsivantes, antidepressivos, lítio, antiparkinsonianos ou medicamentos cardiovasculares, por exemplo, pode causar sonolência, que é mais perceptível durante o dia.

4. Consumo de substâncias que favorecem o sono

O consumo durante o dia de alimentos e plantas medicinais que favorecem o sono, como maracujá, valeriana ou erva-cidreira, por exemplo, pode deixar a pessoa mais relaxada e acabar comprometendo o ânimo para as atividades diárias.

Nestes casos, deve-se evitar ingerir estas substâncias durante o dia.

5. Apneia do sono

A apneia do sono torna a respiração difícil durante a noite, o que pode levar ao despertar noturno recorrente, sensação de sono não restaurador, fadiga durante o dia e dificuldade de concentração.

O tratamento pode ser feito com o uso de um aparelho especial e mudanças no estilo de vida.

?O que o sono excessivo pode causar

Tão importante quanto saber o que pode causar sono é saber suas consequências. Dormir mal ou não dormir pode ter implicações graves na saúde e, por isso, ao longo dos meses, a falta de um sono reparador pode causar:

  • Falta ou dificuldade de concentração;
  • Baixo rendimento escolar ou no trabalho;
  • Resistência à insulina;
  • Estresse e ansiedade;
  • Aumento do risco de AVC, infarto e morte súbita;
  • Aumento do risco de acidentes rodoviários;
  • Hipertensão;
  • Aterosclerose;
  • Obesidade.

Como é feito o tratamento

O tratamento para sono excessivo depende da causa. O médico poderá dar algumas indicações para que o indivíduo tenha uma boa noite de sono reparador e para que fique mais alerta durante o dia. Além disso, também pode prescrever o uso de medicamentos estimulantes do sistema nervoso à base de cafeína, por exemplo.

Algumas dicas que podem ajudar o indivíduo a manter-se em estado de alerta durante o dia são tomar um banho frio ao acordar, consumir alimentos estimulantes, como café, chá preto e gengibre a cada três horas e manter a mente ativa durante o dia

Metrópoles



Enquete
Mesmo com a obrigação dos governos estaduais e municipal de isolamento da população você concorda em trabalhar?
Total de votos: 282
Google News