18/04/2024 08:23:35

Leitura de Domingo
07/03/2020 00:00:00

Pessoas que sofrem desta doença jamais devem beber álcool

Bebidas alcoólicas enfraquecem os ossos de pessoas que sofrem de HIV, alerta estudo.


Pessoas que sofrem desta doença jamais devem beber álcool

De acordo com uma nova pesquisa, o consumo de bebidas alcoólicas por pessoas infectadas com HIV está diretamente correlacionado a níveis mais reduzidos de uma proteína envolvida na formação óssea, aumentando assim o risco de osteoporose. 

A conclusão é de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, que conduziram um estudo publicado no periódico científico Alcoholism: Clinical and Experimental Research. 

Entre os indivíduos infectados com HIV é comum que ocorra gradualmente a diminuição da massa óssea, mesmo que estes tomem anti-retrovirais.

E acrescentou: “à medida que envelhecemos, a nossa capacidade de manter uma adequada formação óssea diminui. As nossas descobertas sugerem que, para as pessoas com HIV o álcool pode tornar esse processo ainda mais difícil”.

Para efeitos da pesquisa, os cientistas examinaram os dados de 198 voluntários, que incluíram exames de sangue e inclusive o comportamento dos indivíduos. No final da experiência os pesquisadores apuraram que há uma relação expressiva entre o consumo de álcool e os níveis da proteína pró-peptídeo sérico do tipo 1 do N-terminal (P1NP) – um marcador da formação óssea.

Os pesquisadores concluíram que, em média, por cada bebida alcoólica ingerida por dia, os índices de P1NP de um voluntário baixaram 1,09 ng/mL (sendo que o intervalo para níveis considerados saudáveis de P1NP é de 13,7 a 42,4 ng/mL).

"Ao aconselhar um paciente preocupado com a saúde dos ossos, além de verificar a vitamina D e aconselhar a prática de exercício físico, alerto acerca do consumo de álcool, já que a ingestão dessa substância é um fator de risco modificável e a osteoporose pode levar a fraturas e ao declínio funcional”, conclui Theresa W. Kim.

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News