25/04/2024 04:42:13

25/06/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

com agenciaalagoas // lucia rocha  foto olival santos

A Gerência de Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Gensam/Sesau) realiza, nesta quinta-feira (25), no auditório da sede da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, desde as 8h e até às 14h, o Fórum Regional em Dependência Química na Estratégia de Redução de Danos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar as discussões sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas.

O fórum será destinado aos profissionais de saúde que atuam na 5ª Região de Saúde dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O evento contará com a participação de coordenadores, técnicos e profissionais da atenção básica e outros que exercem suas funções em ambulatórios, Hospital Geral do Estado, Ministério Público, Polícia Militar, além dos parceiros que trabalham com interface com a dependência química.

Segundo o gerente do Gensam, Berto Gonçalo, a definição de políticas específicas para a área de saúde mental requer uma leitura plural, devido à complexidade da situação em que está inserido o usuário de substâncias psicoativas. “Não basta conhecer os efeitos da substância, mas estruturar as ações focadas no sujeito e no seu contexto sóciocultural”, observa.

De acordo com Berto Gonçalo, o uso indevido e abusivo de álcool e outras drogas tem trazido inúmeras consequências orgânicas, psicológicas, sociais, econômicas e políticas de reflexo individual e coletivo, culminando no avanço da criminalidade, Aids, câncer, hepatites, acidentes automobilísticos, mortes prematuras provenientes de um maior índice da violência, acidentes de trabalho, afastamento do trabalho por licença médica e aposentadoria precoce em largas proporções.

As propostas a serem discutidas durante os fóruns regionais serão apresentadas no Fórum Estadual que será realizado nos dias 23 e 24 de julho, no Centro de Convenções de Maceió.

“Este é o segundo fórum regional que está sendo realizado e mais cinco estão sendo planejados para acontecer nas outras três regiões de saúde que compõem o Estado”, informou Berto Gonçalo.

Os municípios que compõem a 5ª região são Branquinha, Campestre, Colônia de Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares.

Programação - No dia 2 de julho, será realizado o fórum da 4ª região, em Arapiraca; No dia 9, o da 2ª região, em Penedo e o da 1ª região, por contar com um maior número de serviços de saúde mental, irá acontecer em três momentos distintos: dia 16 em Capela e no dia 22, simultaneamente em Matriz do Camaragibe e Maceió.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News