18/04/2024 10:46:46

Maceió
07/03/2020 23:00:00

Centro Pesqueiro do Jaraguá já está em funcionamento

Comerciantes iniciam trabalho no novo espaço ao lado da antiga balança do Jaraguá


Centro Pesqueiro do Jaraguá já está em funcionamento

Centro Pesqueiro do Jaraguá já foi construído e se encontra em pleno funcionamento. A estrutura acomoda marisqueiras, pescadores e vendedores de peixe da antiga balança de pescados do bairro. A partir da realocação da cadeia produtiva, que segue em execução pelos órgãos da Prefeitura de Maceió, a comercialização começa gradativamente no local. Quem passou nessa quinta-feira (05), pelo Centro, localizado na Avenida Industrial Cícero Toledo já fez as primeiras compras de camarão no novo espaço. 

O Centro Pesqueiro está estruturado com depósitos, estaleiros, mercado de peixe com área de vendas e armazenamento, lanchonete, fábrica de gelo, oficinas para fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e motor para barco, além de estacionamento para carros e bicicletas. O espaço deve beneficiar cerca de 300 pessoas diretamente e outras 1.000 de forma indireta. Estaleiros e oficinas do Centro Pesqueiro já se encontram ocupados e funcionando desde o segundo semestre de 2019.

 

José Cláudio Santos iniciou o trabalho de pesca há 30 anos. Hoje ele faz revenda e está com grande expectativa para a comercialização no local. "Mudar se torna difícil e, em nosso caso, tivemos uma vida na balança do Jaraguá, porque foi lá que conquistamos a clientela, mas tenho certeza que, em breve, aqui vai estar cheio de pessoas que já conhecem o nosso trabalho. O ambiente está muito bem organizado, tem estacionamento, ventilação e está tudo bom", argumentou o vendedor.

Cláudio informou que, nos próximos dias, haverá uma diversidade de peixes e crustáceos disponíveis para venda. "A partir desta sexta-feira já teremos camarão, sururu, lagosta e outros tipos de crustáceos. Estaremos abrindo a partir das 7h com produtos novos e no preço popular", anunciou.

Gerenciado pela Secretaria Municipal de Turismo, Espaço e Lazer (Semtel), o Centro Pesqueiro apresenta vários benefícios, como destaca o secretário Jair Galvão. "É um processo muito importante para a organização e condições de trabalho. A infraestrutura encontra-se adaptada após várias negociações intermediadas pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, com a participação da Defensoria Pública da União, comissão de permissionários, pescadores e a gente teve a oportunidade de promover melhorias, evolução que os pescadores entendiam como necessária", informou o gestor.

Jair acrescenta que o consumidor vai sentir as melhorias quando chegar ao novo espaço de comercialização do pescado. "Aqui é um local adequado para os beneficiários que fazem parte da tradicionalidade de Maceió e vão ofertar pescados e produtos derivados dessa cadeia produtiva com maior qualidade, segurança alimentar e conforto para os consumidores", disse.

O Centro Pesqueiro foi custeado com recursos federais e contrapartida do Município. O projeto foi elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá. Parte deles foi transferida, em 2012, para o Conjunto Residencial Vila dos Pescadores, no Sobral. 

Em 2015, durante a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira, a antiga Favela do Jaraguá foi desocupada e os moradores remanescentes foram transferidos para unidades habitacionais para viabilizar a construção do Centro Pesqueiro.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News