26/04/2024 12:28:02

Educação
07/03/2020 14:00:00

Universidade inclui meditação em sua grade curricular e torna-se referência mundial


Universidade inclui meditação em sua grade curricular e torna-se referência mundial

A meditação não é apenas uma excelente maneira de cuidar da saúde mental, como pode ser uma grande aliada no processo de aprendizado. Não foram poucos os estudos que conseguiram mostrar que, quando o cérebro entra em estado meditativo, as pessoas têm uma redução significativa do estresse e ansiedade, além de expandir a criatividade. A consequência é o melhor aproveitamento dos estudos. Foi para oferecer mais qualidade de vida aos seus alunos, que a Maharishi International University (MIU) passou a incluir aulas de meditação em toda a grade curricular.

Hoje referência mundial, a universidade americana desenvolveu toda sua metodologia de ensino com uma abordagem holística, que valoriza o curso de Meditação Transcendental tanto quanto qualquer outro. No entanto, a prática existe desde 1973, quando pouca gente falava sobre saúde mental. Segundo o diretor – Gregory Guthrie: “Todos os nossos alunos e professores praticam a técnica por 20 minutos, duas vezes ao dia. Acreditamos que a melhor formação a oferecer é desenvolver simultaneamente, além das habilidades técnicas, o corpo, a mente, o coração e a consciência.”

A iniciativa surgiu após inúmeros estudos científicos conduzidos em mais de 250 universidades e instituições de pesquisa de 33 diferentes países. A conta é simples: o aluno com cérebro mais focado e sem o estresse típico da vida acadêmica tem sua performance nos estudos e vida profissional potencializada.

O resultado é que a MIU vem formando profissionais com performances acima da média, que costumam trabalhar em empresas como Microsoft, Apple, Google e Amazon. A universidade costuma receber alunos do mundo inteiro, inclusive brasileiros. Para Daniel Guimarães, que cursa Mestrado em Ciência da Computação com sua esposa, Anne Guimarães : “A meditação nos ajuda bastante a manter a concentração nos estudos e na vida, além de lidar com momentos de stress com mais leveza.”

aulas de meditac?a?o universidade 4© Fotos 1, 2 e 3: divulgação Fotos 4 e 5: Unsplash aulas de meditac?a?o universidade 4

O catarinense Thiago Abreu da Silva, de Florianópolis, também estuda na universidade e reconhece a diferença que a aula de meditação faz em sua vida acadêmica: “Me faz sentir mais energético quando estou cansado, após muitas horas de estudo ou trabalho.”

aulas de meditac?a?o universidade 5© Fotos 1, 2 e 3: divulgação Fotos 4 e 5: Unsplash aulas de meditac?a?o universidade 5

A meditação está se popularizando cada vez mais no ocidente, onde já atende pelo nome de mindfulness. No metrô, andando na rua ou sozinho em casa, a prática de esvaziar os pensamentos e se concentrar na respiração já mostrou ser um eficaz caminho contra a vida estressante que levamos hoje. Já meditou hoje?

Msn



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News