20/04/2024 03:47:35

Alagoas
05/03/2020 22:00:00

Meu irmão morreu por suicídio. Eu sei o quanto as palavras são importantes

O luto por suicídio tem suas próprias nuances e peculiaridades que são particularmente difíceis de serem lidas.


Meu irmão morreu por suicídio. Eu sei o quanto as palavras são importantes

Em 29 de maio de 2004, dois dias após meu exame final do terceiro ano na universidade, meu irmão mais velho, Stephen, se suicidou. Ele tinha 25 anos.

Infelizmente, nos 16 anos que se seguiram à sua morte, parece que ainda não encontramos a resposta sobre como você pode ajudar alguém que sente que não tem mais motivos para viver.

As mortes por suicídio aumentaram 10,9% no Reino Unido em 2018, segundo dados publicados em pesquisas. E cada vez mais parece que falamos sobre isso - o que só pode ser uma coisa boa, certo?

Nem sempre.

Acontece que a mídia tem um papel particularmente importante nisso tudo. As características do relato de suicídio podem, por exemplo, levar a um comportamento imitativo, sobretudo no que diz respeito às mortes de celebridades.

“A culpa e a vergonha associadas ao luto pelo suicídio são questões muito particulares.”

De fato, há diversas diretrizes sobre como abordar o tema suicídio de forma que não se incentive novas ocorrências. Mas essas diretrizes são imediatamente ignoradas por veículos como o Daily Mail e The Sun, que optaram por relatar todo o inquérito da morte de Caroline Flack na última quarta-feira (19).

Outros meios de comunicação também optaram por ignorar essas diretrizes.

O The Sun chegou a excluir um artigo sobre Flack publicado no período que antecedeu sua morte, numa hipocrisia particularmente odiosa.

Mas não são apenas os tabloides que compartilham textos que alimentam outras tragédias e exacerbam as já experimentadas pelas famílias em luto. Logo de cara estavam prontos os usuários do Twitter, prontos para condenar a imprensa, as organizações de proteção infantil e, curiosamente, até o apresentador de Ant McPartlin, que sofreu muito com seus problemas de dependência. É uma lógica estranha para aqueles que aparentemente afirmam se importar profundamente com a saúde mental de outras pessoas.

O problema com os usuários de mídia social é que eles ainda não entenderam que também são intitulados “mídia”.

É importante lembrar aos usuários de mídia social que estão sujeitos às mesmas leis dos jornalistas em relação à difamação, por exemplo, ou à identificação de vítimas de crimes sexuais online. Se o nome “mídia social” não denunciar o jogo, leia quase qualquer artigo online e encontre as visualizações de qualquer número de usuários do Twitter incorporados como “conteúdo” adicional.

Além do mais, nem sempre é o caso de a imprensa tabloide atender ao interesse do público - na era digital, o público define ativamente a agenda de notícias. Os editores priorizam o conteúdo online com base em tópicos populares, curtidas e retweets nas mídias sociais, para que qualquer menção a um tópico possa gerar mais cobertura.

Não é apenas uma escolha de assuntos inúteis quando optamos por tais fofocas, mas essas palavras também são cruéis quando falam da vida e da morte, e ficam em nossas memórias.

Apesar das muitas banalidades vazias abordadas pelo The Sun, o suicídio também costuma ser um ponto crítico. As pessoas não vão ao trabalho reclamando que estão atrasadas porque uma pessoa “egoísta” teve um ataque cardíaco no metrô. Ninguém se lembra de uma história embaraçosa e termina com: “Honestamente, é melhor que eu apenas enfie facas no meu baço”. Você não sabe se está falando com uma pessoa que considerou suicídio, ou alguém enlutado por suicídio, ou com as lutas de alguém por trás da fachada do Instagram. Não importa, as palavras são importantes.

A morte de meu irmão antecedeu o uso de mídias sociais, algo pelo qual sou extremamente grata, e as circunstâncias de sua morte foram obviamente muito diferentes daquelas relatadas recentemente nas notícias. No entanto, mesmo naquela época, uma pessoa batendo na porta, um telefonema e alguns artigos no noticiário local - isso foi bastante prejudicial à minha própria saúde mental. Saber que as pessoas estariam fofocando sobre ele e minha família já era bastante difícil, pensar que isso para alguns agora é totalmente inevitável, deve ser absolutamente devastador.

Estar enlutado é uma experiência horrível, seja como for, mas o luto por suicídio tem suas próprias nuances e peculiaridades que são particularmente difíceis de serem lidas, muito tempo depois que você lida com a escuridão inicial, desconhecida e perturbadora.

A culpa e a vergonha associadas ao luto pelo suicídio são suas características mais particulares. Eu senti que não tinha o direito de sentir a dor que sentia, porque Stephen a escolheu. Se os pais de seu amigo morreram de uma doença que eles não escolheram, a tristeza deles parece mais válida. A tragédia adicional de que o suicídio de seu ente querido era completamente evitável quase nem é reconhecida.

O que eu poderia ter feito de diferente? Teria sido diferente se eu tivesse atendido o telefone da última vez que ele tocou? Talvez se eu não o tivesse chamado de idiota quando acidentalmente soltou os gatos naquele momento, ele teria se valorizado mais? Talvez as pessoas pensem que eu não sou uma irmã muito boa? Talvez eles estejam certos.

O fato é que a saúde mental é mais complicada do que isso, e as especulações dos usuários de redes sociais e leitores de tabloides sobre as inúmeras razões por trás de um suicídio não farão nada para curar as feridas dos que ficaram para trás.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News