19/04/2024 07:40:14

Saúde
25/02/2020 14:00:00

Coronavírus: o que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual


Coronavírus: o que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual

As mortes de sete pessoas na Itália, em decorrência do novo coronavirus, reacenderam a possibilidade de um anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre uma pandemia. Houve também registros de mortes no Irã (oito) e na Coreia do Sul (sete). Os dados são referentes até esta segunda-feira (24/02).

Mesmo com o atual cenário em relação à epidemia da Covid-19, originada pelo novo coronavírus, a OMS afirmou, nesta segunda-feira, que não a considera como uma pandemia.

O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, classificou, nesta segunda, os casos no Irã, Itália e Coreia do Sul como "profundamente preocupantes".

Ele disse que o vírus tem "potencial pandêmico". Porém, afirmou que no momento não há uma disseminação global não contida. "Não estamos testemunhando doenças graves ou mortes em larga escala", declarou. "Esse vírus tem potencial pandêmico? Absolutamente, tem. Já chegamos (à pandemia)? Em nossa avaliação, ainda não", asseverou.

Mike Ryan, chefe do programa de emergências em saúde da OMS, no entanto, disse que agora é a hora de "fazer tudo o que você faria para se preparar para uma pandemia".

Em 30 de janeiro, a OMS havia declarado emergência de saúde pública de interesse internacional — o que, oficialmente, significa a ocorrência de um "evento extraordinário que constitui um risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças e potencialmente exige uma resposta internacional coordenada".

Autoridades de países com mais casos registrados passaram a adotar, nos últimos dias, medidas para tentar controlar o avanço do vírus.

Na Itália, lugar com mais casos da doença na Europa, o Carnaval de Veneza foi encerrado dois dias mais cedo, autoridades têm adotado diversas medidas, como quarentena em duas áreas específicas próximas a Milão e Veneza. Cerca de 50 mil pessoas não poderão entrar ou sair de diversas cidades nas regiões de Veneto e Lombardia nas próximas duas semanas, salvo com autorizações especiais.

No domingo (23/02), a Coreia do Sul declarou o nível mais alto de alerta diante do aumento no número de casos da doença.

Mesmo com o aumento de casos e medidas duras adotadas por autoridades de países como a Itália e a Coreia do Sul, por que não foi declarado um surto global ou uma pandemia? E qual é a chance de isso acontecer?

O que é uma pandemia?

O termo pandemia é usado para descrever situações em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro.

Um exemplo recente é o da gripe suína, em 2009, à qual é atribuída a morte de centenas de milhares de pessoas, de acordo com a estimativa de especialistas.

As pandemias acontecem, em geral, quando há um vírus novo capaz de infectar seres humanos com facilidade e de ser transmitido de uma pessoa a outra de forma eficiente e continuada.

O novo coronavírus, pelo que se sabe até agora, tem essas características.

Assim, sem uma vacina contra o agente patogênico ou tratamento que possa prevenir a doença, conter a sua disseminação é crucial.

Peciente isolado em hospitalDireito de imagemEPA
Image captionIsolar pacientes e casos suspeitos é a melhor forma de controlar a disseminação do vírus, apontam infectologistas

Quando uma pandemia é declarada?

De acordo com a descrição da OMS das fases de uma pandemia, o novo coronavírus estaria a um passo de se tornar uma.

Primeiro, porque está se espalhando entre seres humanos e por já ter sido detectado em uma série de países vizinhos da China, além de outros mais distantes.

A pandemia aconteceria se houvesse o aparecimento de surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.

Qual a probabilidade de que isso aconteça?

Ainda não se sabe com precisão a gravidade do novo coronavírus e em que proporção ele irá se propagar.

Na China - fonte do vírus - há mais de 77 mil casos, sendo 2,6 mil mortes. Em outros países, foram confirmados mais de 1,2 mil casos de Covid-19 em cerca de 30 países e houve mais de 20 mortes.

"A principal mensagem que deve dar esperança, coragem e confiança a todos os países é que esse vírus pode ser contido. De fato, muitos países fizeram exatamente isso", disse Ghebreyesus. "Usar a palavra 'pandemia' agora não se encaixa nos fatos. Certamente pode causar medo", declarou.

Cada pandemia é diferente e, até que o vírus comece de fato a circular globalmente, é impossível prever totalmente seus efeitos.

Especialistas acreditam que o novo coronavírus — que, de acordo com os dados mais recentes, matou cerca de 2% dos infectados — possa ser menos letal do que outras doenças que protagonizaram surtos recentes de vírus da mesma família, como a Síndrome Respiratoria Aguda Grave (9,5%), a Sars, e a Síndrome Respiratória do Oriente Média (de 35%), que ficou conhecida como Mers.

A decisão da OMS de declarar emergência global, no fim de janeiro, veio do fato de que a doença tem sido transmitida entre humanos fora da China e a possibilidade de que possa atingir países com sistemas de saúde frágeis.

Apesar de a instituição recomendar aos países que tomem medidas para prevenir o aparecimento da doença ou limitar seu contágio, ela também destacou que, por ora, não avalia que haja necessidade de limitar viagens ou o comércio internacional.

Bbc Brasil News



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News