26/04/2024 16:17:29

Especial
24/02/2020 15:00:00

O dia em que Deus Chegou a Alagoas


O dia em que Deus Chegou a Alagoas

Noaldo Dantas não era alagoano de nascimento. Era paraibano.


Mas, como ele mesmo confessava, amava Alagoas. Era o lugar que, por opção, escolhera para viver. Tornou-se conhecido e respeitado na década de 70, dirigindo o extinto JORNAL DE ALAGOAS, pertencente aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Daí em diante quando perguntavam qual a sua profissão, ele respondia:

- Fundador de Jornal.

Só em Alagoas foram três. Foi também Secretário de Comunicação.

Jornalista, poeta e escritor, mas acima de tudo um boêmio. Boêmio como não se faz mais nos dias atuais. Dizia que a noite tornava os homens mais inteligentes e as mulheres mais bonitas. Papo fácil, daqueles que fazem o amanhecer chegar depressa... É dele uma das mais inteligentes definições do que é um “chato”. Certa vez ao tentar ler um livro em um avião, foi interrompido por um político ávido em ser noticia em seu jornal. Ele, um cavalheiro, interrompeu contrariado a sua interessante leitura, teve que aturar durante todo o trajeto, o papo desinteressante daquele político. Então sentenciou:

- Chato é aquele que nem respeita a sua privacidade e nem lhe faz companhia.

Noaldo Dantas

Escrevi certa vez que Deus, além de brasileiro, era alagoano.
Em verdade, não se cria um estado com tanta beleza, sem cumplicidade.
Sou capaz de imaginar o dia da criação de Alagoas.

- Ô São Pedro, pegue o estoque de azul mais puro e coloque dentro das manhãs encarnadas de sol; faça do mar um espelho do céu povilhado de jangadas brancas; que ao entardecer sangre o horizonte; que aquelas lagoas que estávamos guardando para uso particular, coloque-as neste paraíso.

- E tem mais, São Pedro: dê a esse estado um cheiro sensual de melaço e cubra os seus campos com o verde dos canaviais. As praias... Ora, as praias deverão ser fascinantementes belas, sob a vigilância de ativos e fiéis coqueirais. Faça piscinas naturais dentro do mar; coloque um povo hospitaleiro e bom; e que a terra seja fértil e a comida típica melhor que o nosso maná.

- Dê o nome de Alagoas e a capital pela ciganice e beleza de suas noites, deverá chamar-se Maceió e a padroeira; Nossa Senhora dos Prazeres.

http://www.varandadeipioca.com.br/conteudo.php?conteudo=581

Arnoldo Chagas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News