24/04/2024 02:14:02

Alagoas
20/02/2020 17:00:00

Baixo estoque de sangue para o carnaval preocupa Hemoal

Hemocentro de Alagoas precisa de 195 doadores para estabilizar estoque


Baixo estoque de sangue para o carnaval preocupa Hemoal

Faltando cinco dias para o carnaval, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está abaixo do ideal para atender a demanda. Nesta segunda-feira (17), a unidade conta com 305 bolsas de sangue, quando seriam necessárias 500.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quantidade de bolsas de sangue disponível corresponde a apenas 61% do percentual necessário. Diante desta realidade, é necessário captar, no mínimo, até o final da semana, mais 195 doações para estabilizar o estoque.

A Sesau alerta que, no período de carnaval, as doações de sangue reduzem, mas, por outro lado, o número de transfusões duplica. Situação que ocorre principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que consome mais de 65% do sangue coletado pelo Hemoal.

“Contamos mais uma vez com a solidariedade do povo alagoano para estabilizarmos nosso estoque de sangue. É necessário lembrarmos que, antes de cairmos na folia, é importante nos candidatarmos a doação de sangue, uma vez que, àquele que doa hoje, pode vir a precisar de uma transfusão amanhã”, salientou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.

Durante toda a semana, o Hemoal Maceió, Unidade Trapiche, localizado ao lado do HGE, irá funcionar das 7h às 18h e, no sábado, das 8h às 17h. Já a Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

No interior do Estado, a Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, também vai funcionar até sexta. O órgão abre para receber doações de sangue das 7h30 às 17h30.

Alagoas NT

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News