28/03/2024 09:24:18

Mundo
18/02/2020 22:00:00

Mutilação Genital Feminina: Há 200 milhões de vítimas em todo o mundo


Mutilação Genital Feminina: Há 200 milhões de vítimas em todo o mundo
Inês Leitão

No ultimo dia dia 6 de fevereiro assinalou-se o Dia Internacional de Tolerânia Zero à Mutilação Genital Feminina.

Este crime, que consiste na remoção parcial ou total dos orgãos sexuais externos femininos, continua a ser praticado de forma crescente em vários países do mundo. A média anual de vítimas é de 4,6 milhões. O número pode ultrapassar os 60 milhões até 2030, segundo as Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde.

Estima-se que em todo o mundo existam 200 milhões de vítimas de mutilação genital. Desta amostra, estima-se que 500 mil residem na União Europeia e quase 7 mil deverão viver em Portugal há mais de 15 anos.

O número de casos registados em território português tem aumentado. Em 2019, as autoridades portuguesas registaram 169 vítimas de Mutilação Genital Feminina, mais 65 pessoas em comparação a 2018. Segundo o governo português, o aumento deve-se ao fruto de mais denúncias, mais informação e mais acompanhamento.

Quem conhece o terreno diz que há muito a fazer, que é o caso de Inês Leitão, guionista de um documentário que dá voz às vítimas desta prática.

"Depois de conhecer tantas mulheres vítimas deste crime, posso dizer que ainda há um longo caminho a percorrer.", conta Inês à euronews.

A guionista do "Este é o meu Corpo", realizado por Daniela Leitão, diz que a língua tornou-se numa 'barreira' no caminho da erradicação desta prática.

"Trabalhámos com muitas organizações e com mulheres de origem na Guiné-bissau, por exemplo, mas tenho medo de que estejamos a deixar para trás mulheres de origem senegalesa, da Guiné-Conacri, do Egito, etc., tantas outras mulheres que não falam português, e que, em virtude da língua, seja criada uma uma barreira que não está a ser ultrapassada.", diz Inês Leitão.

Uma barreira de milhões

A Organização das Nações Unidas admite que se gasta, anualmente, 1.27 milhões de euros em todo o mundo em esforços para pôr um fim à Mutilação Genital Feminina.

Segundo a agência da ONU, em alguns países, estes custos podem chegar aos 10% em média de todo o gasto anual em saúde. A organização admite também que há casos em que esse número chega a 30%.

A prática é legal em dez países em todo o mundo: Burkina Faso, Djibuti, Egito, Eritreia, Guiné, Mali, Mauritânia, Serra Leoa, Somália e no Sudão, onde 67% a 98% das mulheres com idades entre 15 e 49 anos são mutiladas.

Segundo os especialistas, a ilegalidade não evita que este ritual religioso ou social continue a acontecer.

https://pt.euronews.com/




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News