25/04/2024 15:53:03

Economia
04/02/2020 23:00:00

Ano começa com alta de 1,1% no consumo das famílias de Maceió


Ano começa com alta de 1,1% no consumo das famílias de Maceió

A pesquisa do Índice de Consumo das Famílias (ICF), desenvolvida pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta alta de 1,1% na variação mensal, colocando janeiro de 2020 como o terceiro mês consecutivo de aumento no consumo de bens e serviços em Maceió.

O crescimento do consumo de novembro a janeiro tem como um dos principais fatores o 13º salário dos funcionários e o saque imediato do FGTS, segundo Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).

Apesar do ano ter iniciado com alta, o economista diz que o consumo ainda está abaixo do esperado. “Quando comparamos com janeiro do ano passado, o consumo é 5,62% menor. Essa diferença pode ser explicada pelo fato de os consumidores estarem mais inseguros em relação à manutenção de seus empregos”, explica Felippe ao dizer que este subindicador caiu 0,3%. De acordo com o especialista, embora as pessoas não estejam se sentindo seguras em seus postos de trabalho, estão mais confiantes com o futuro. “A perspectiva de melhora profissional, no longo prazo, teve alta de 1,1%, refletindo o efeito da mudança de ano e a economia, que vem apresentando melhora gradual, embora ainda lenta”, avalia.

Em termos de renda, a sensação em janeiro é de que o poder de compra, comparado ao mesmo mês do ano anterior, é 2,2% menor. A inflação de 2019 encerrou acima do mesmo período de 2018, 4,31% ante 3,75%, explicando a redução do poder aquisitivo. As compras a prazo seguem em alta (elevação de 3,4%). O economista diz que os meses de dezembro e janeiro bons para o Comércio: o primeiro, pelo incremento de renda; e o segundo, pelas queimas de estoque. “Isso permite a aquisição de bens por preços menores do que o praticado ao longo do ano, estimulando o uso do cartão de crédito e o crediário”, pondera. Esse comportamento reflete-se no incremento de 6,4% na aquisição desse tipo de produto em janeiro.

Relatório completo disponibilizado no site do Instituto Fecomércio AL.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News