28/03/2024 11:20:35

Especial
05/02/2020 08:00:00

Comer frango duas vezes por semana "aumenta risco de doença mortal"


Comer frango duas vezes por semana

Mas, as más notícias não ficam por aqui. Comer duas porções de carne processada – como por exemplo hambúrgueres, fiambre ou salsichas – semanalmente, significa que há uma maior probabilidade de sofrer uma morte prematura.

Cientistas das universidades de Northwestern e de Cornell, nos Estados Unidos, analisaram as dietas de aproximadamente 30 mil adultos. E apuraram que os fãs de carne processada apresentavam um maior risco de padecer de problemas cardíacos nas duas décadas seguintes.

 

O valor registou um ligeiro decréscimo entre aqueles que optavam por ingerir aves ou carne vermelha duas vezes por semana. 

Sendo que, segundo os cientistas, o risco de aparecimento de doenças coronárias sobe para 4% ao consumir frango duas vezes por semana. 

Risco de morte prematura

Ainda assim, os amantes de carne vermelha apresentaram um risco 3% maior de mortalidade precoce. Contudo, os cientistas não registaram qualquer risco acrescido entre os indivíduos que optavam quase sempre por comer peixe.

O estudo sugere assim que substituir o consumo de carne por salmão, bacalhau , atum e outros peixes pode ajudar a proteger a saúde cardiovascular e das artérias, contrariando a ocorrência de ataques cardíacos e de derrames cerebrais.

A investigadora Norrina Allen, professora assistente de medicina preventiva na Feinberg School of Medicine, na Universidade de Northwestern, disse: “trata-se à partida de uma diferença pequena, porém a verdade é que o consumo de qualquer tipo de carne, desde frango a vermelha aumenta o risco de doença cardíaca mortal”.

Acrescentando: “e existem atualmente provas científicas que o consumo de carne vermelha está associado a uma maior probabilidade de desenvolvimento de vários tipos de cancro”.

O novo estudo foi publicado no periódico JAMA Internal Medicine.

Notícias ao Minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News