23/04/2024 19:07:08

Saúde
04/02/2020 16:00:00

Os sintomas alarmantes do câncer mais ignorados

Muitos deles dão os primeiros sinais de alerta através da manifestação de pequenos sintomas, quase sempre desvalorizados.


Os sintomas alarmantes do câncer mais ignorados

Ocâncer é uma doença na qual as células do nosso organismo, por terem sofrido mutações no seu DNA, se dividem sem controlE e adquirem propriedades durante esse processo de divisão descontrolada de invadir outros tecidos e de não morrer. As células de câncer têm a capacidade de se espalharem pelo organismo usando os sistemas circulatório e linfático, dando origem a metástases.

O câncer não é apenas uma única doença, mas muitas. A maioria tem o nome das células que lhe dão origem. Por exemplo, se as células que lhe deram origem são da mama, o câncer é denominado de  'câncer de mama'. 

Grande parte dos cânceres têm origem em células epiteliais e chamam-se carcinomas. O epitélio mais evidente é a pele, os outros são as camadas de revestimento, ou seja do tubo digestivo ou dos aparelhos respiratório e genitourinário.

Existem ainda os sarcomas, que têm origem nos tecidos de suporte como o osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos ou outros tecidos conjuntivos, os chamados tecidos de suporte.

Os melanomas têm origem em células da pele chamadas melanócitos.

Há ainda tumores do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, como é o caso por exemplo dos glioblastomas.

Mas nem todos os tumores são câncer, apenas os malignos. E muitos deles dão os primeiros sinais de alerta através da manifestação de pequenos sintomas, quase sempre desvalorizados.

É o caso da tosse ou da rouquidão persistente. Mas é também o caso de um nódulo, de diarreia e obstipação constante. A perda de peso inesperada e a dificuldade em cicatrizar uma ferida são também sinais de alerta, assim como a presença de sangue no vômito, na urina ou nas fezes. Ou a perda de sangue fora do período menstrual.

Ter dificuldade em urinar (mesmo quando tem vontade) ou ter umas fezes muito moles e com formas irregulares são possíveis sinais de câncer, sabia?

O alerta é dado pelo médico britânico Richard Roope, que em declarações ao jornal The Independent salienta a importância de consultar um médico em caso de dúvida. “Muitas vezes os sintomas não serão causados pelo tumor, mas se forem rápidos no diagnóstico, melhor o resultado”, diz.

Segundo a publicação, acrescem aos sintomas referidos os sinais mais comuns da doença: espessamento, massa ou 'uma elevação' na mama, ou em qualquer outra parte do corpo, aparecimento de um sinal novo ou alteração de um sinal já existente, alterações relevantes na rotina intestinal ou na bexiga, desconforto depois de comer, dificuldade em engolir e sensação de fraqueza ou cansaço extremo.

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News