28/03/2024 20:42:12

Turismo
02/02/2020 08:00:00

Católicos palmarinos comemoram festivamente o 185º aniversário de sua Padroeira Santa Maria Madalena

Evento mantém tradição de ser o mais concorrido no interior de Alagoas


Católicos palmarinos comemoram festivamente o 185º aniversário de sua Padroeira Santa Maria Madalena

Desde o último dia 23, os católicos e a comunidade de União dos Palmares comemoram a tradicional festa religiosa dedicada a Santa Maria Madalena cujo evento remota a 185 anos quando um fazendeiro português retirou de uma pequena capela que ostentava a imagem da santa das margens do Rio Mundaú (que todos os anos em épocas invernosas era ameaçada pelas águas do Rio Mundaú) e construiu uma similar próximo a intendência municipal onde até hoje se localiza a Matriz no centro da cidade.

O evento é marcado pelos fatos da presença de centenas de palmarinos que estão ausentes da cidade e que retornam para rever parentes e amigos, porém, o fato mais significativo é a renovação da Fé a cada ano. Um exemplo é que na procissão de logo mais as 16:00 horas pode serem vistas da Fé com a presença de fieis (até crianças) vestido indumentárias de freiras, frades, alguns com pedras na cabeça, Segundo os historiadores, essas pessoas retribuem os milagres recebidos pela Santa Catolica ou por algum efetivado por outro santo. São as chamadas 'pagamento de promessas'. É a maior demonstração de Fé e Religiosidade do interior Nordestino que persiste ao longo dos anos e já atravessou um século.

Ao derredor da Igreja Matriz, parques de diversões, folguedos, como bingos e jogo de argolas, barracas com bebidas e comidas regionais o que dá uma demonstração da conversação da tradição de uma gente cujo passado é brilhante desde a fuga de Zumbí que se instalou no municipio, passando pelo nascimento do Prncipe dos Poetas Brasileiros Jorge de Lima e de outras personalidades palmarinas que fizeram a grandeza da cidade polo da Região Serrana dos Palmares.

São esperadas perto de vinte mil pessoas para a procissão de logo mais e amanhã, cujo cortejo vai percorrer as ruas centrais com inunmeras charolas doadas por fieis. No municipio, amanhã será ponto facultativo já decretado pela Prefeitura Municipal.

A Editoria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News