20/04/2024 07:45:27

Especial
01/02/2020 20:00:00

Coronavírus: casos suspeitos no Brasil aumentam de nove para 12


Coronavírus: casos suspeitos no Brasil aumentam de nove para 12

Brasil aumentou o número de casos suspeitos de Coronavírus: de nove para 12. Até o momento não há nenhum caso confirmado. O primeiro caso suspeito no país, detectado em Minas Gerais, foi descartado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31) em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde.

Seis estados estão com pacientes suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde: Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1), São Paulo (7). Foram descartados dois casos em São Paulo e um no Rio e entraram seis novos casos: cinco em SP e um em Santa Catarina.

A pasta informou que as amostras vindas desses pacientes serão analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (no RJ) e no Instituto Adolfo Lutz (em SP) e no Instituto Evandro Chagas (no PA).

Há mais de 9.800 casos confirmados no mundo, com 213 mortes. Não foi registrada nenhuma morte fora da China, mas há casos confirmados em mais 22 países.

Os casos divulgados pelo Ministério da Saúde são de pessoas que apresentaram febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar. Eles se enquadram na atual definição de caso suspeito para o coronavírus, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta quinta-feira (30), a OMS declarou que o surto de coronavírus configura uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Após a emergência internacional ser declarada, o comitê da OMS responsável pela decisão é obrigado a se reunir novamente de três em três meses, no mínimo, para reavaliar a decisão.

A última vez que foi declarada "emergência internacional" foi em 2019, em razão do vírus Ebola.

Yahoo Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News