29/03/2024 07:02:42

18/06/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com alagoas24horas //

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) homologou o decreto de situação de emergência em dez municípios alagoanos em decorrências dos danos causados pelas fortes chuvas nos últimos meses. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira, 18, do Diário Oficial do Estado.

Os decretos homologados são referentes as cidades de Paripueira, Pariconha, Água Branca, Santana do Ipanema, Roteiro, Delmiro Gouveia, Viçosa, Marechal Deodoro, Quebrangulo e Jequiá da Praia. No despacho, Vilela declara que o decreto entra em vigor no dia de hoje e tem validade por 90 dias.

A decretação de situação de emergência é o reconhecimento, por parte do poder público, de que existe uma situação de calamidade e de risco. Com a homologação, o decreto será encaminhado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil para ser reconhecido e os municípios afetados poderão receber ajuda do governo estadual e federal.

As fortes chuvas que caíram no estado causaram muitos estragados na capital e no interior do Estado. Segundo a Defesa Civil, mais de 59 mil pessoas foram afetadas pela chuva em Alagoas. Na semana passada, o governador Teotonio Vilela Filho chegou a visitar as cidades ribeirinhas ao Rio Paraíba atingidas pelas chuvas e anunciou ajuda emergencial para o fornecimento de abrigo, alimentação e agasalhos às famílias atingidas e afirmou ter mantido contato com o governo federal para liberação dos recursos para reconstrução das casas.

Na cidade de Marechal Deodoro, a Lagoa Manguaba transbordou e afetou 1.053 famílias. Cerca de 160 pessoas estão desabrigadas e alojadas em escolas públicas da rede municipal.

O município de Viçosa foi o mais prejudicado pelas chuvas, com 1.444 pessoas afetadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Anacleto Caetano, foram tiradas 58 famílias da área de risco, mais 25 famílias ainda resistem. Foram totalmente destruídas 170 casas. Ainda de acordo com Caetano, a necessidade do município é de 400 unidades habitacionais.

Na cidade de Quebrangulo, foram afetadas 300 pessoas. Em Cajueiro, foram atingidas 1.200 pessoas, 26 casas foram totalmente destruídas e 124 estão danificadas.

Fonte: com assessorias



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News