19/04/2024 06:50:25

Educação
30/01/2020 13:00:00

Sisu acumula problemas desde sua criação, em 2010; veja o histórico


Sisu acumula problemas desde sua criação, em 2010; veja o histórico

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é atualmente a maior porta de entrada para universidades públicas no Brasil. Trata-se de um sistema gerido pelo Ministério da Educação a partir do qual as universidades ofertam vagas no Ensino Superior. A seleção é feita com base nas notas obtidas pelos candidatos no Enem. Em 2020, o Sisu oferece 237.128 vagas em 128 instituições de ensino de todo o país, mas passa por uma série de colapsos.

Até a noite de sexta-feira (24) já haviam sido registradas mais de 3,1 milhões de inscrições feitas por 1,6 milhão de pessoas, segundo nota oficial do MEC. Mas, neste mesmo dia, a Justiça Federal divulgou uma liminar que determinava a suspensão do processo do Sisu, assim que as inscrições fossem encerradas, no domingo (26), diante dos problemas na correção das notas do Enem

A decisão provisória foi obtida em ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) e é de responsabilidade da 8ª Vara Cível Federal de São Paulo. Ela determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Enem 2019 foi totalmente solucionado. Sem o resultado do Sisu disponível, o Prouni também foi afetado, tendo o início de suas inscrições cancelados.

Para completar, mesmo proibido de ser divulgado, resultado do Sisu ficou disponível por alguns minutos no site do sistema, nesta terça-feira (28). Candidatos relataram nas redes sociais terem visto a listas de selecionados e o MEC confirmou que aconteceu o “vazamento”.

Esta edição de 2020 não foi a primeira vez em que candidatos se depararam com falhas no Sisu, criado em 2010. Outros anos apresentaram erros como problemas técnicos no sistema e vazamento de informações. Confira o histórico de problemas:

2010

Já na sexta-feira, 29 de janeiro, primeiro dia de inscrições para o Sisu em 2010, estudantes relataram instabilidade e lentidão. Neste dia, apenas 45 mil alunos conseguiram finalizar inscrições e mais de 1,5 milhão não concluíram o processo. 

2011

Assim como no ano anterior, os candidatos enfrentaram problemas de acesso e lentidão. O site chegou a ficar fora do ar. Dessa vez, uma decisão judicial fez com que o Ministério da Educação estendesse o prazo de inscrições.

Além disso, ocorreu um vazamento de informações em 2011: ao entrar no sistema utilizando seu próprio código de acesso, o candidato podia acessar dados como desempenho e opção de cursos de outros candidatos.

2013

Um novo vazamento de informações ocorreu. Alguns dos estudantes entraram no site logo nos primeiros minutos tiveram acesso a nomes, telefones e notas do Enem de outros candidatos. Isso aconteceu quando entraram na página e acessaram a opção ‘Ajuda’. De acordo com o MEC, a falha foi consertada em poucos minutos.

2016

O sistema alterou seu mecanismo de alteração de senhas perdidas e deixou de exigir a chamada “verificação em duas etapas” para que os candidatos fizessem login ou recuperassem a senha. Bastava fornecer certos dados pessoais para que o site aceitasse uma nova senha fornecida pelo usuário. Após mudança, candidatos relataram que tiveram suas contas invadidas e opções de curso alteradas por terceiros.

Eu, Estudante - Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News