24/04/2024 08:28:09

Economia
27/01/2020 21:00:00

Alagoas tem 2,07 milhões de consumidores na lista de bons pagadores, diz Serasa

Em termos percentuais, o Estado é oitavo do País com maior índice de bons pagadores


Alagoas tem 2,07 milhões de consumidores na lista de bons pagadores, diz Serasa

lagoas tem 20,07 milhões de consumidores com idade acima dos 18 anos na lista de bons pagadores ? o chamado cadastro positivo. O número é equivalente a 90,1% da população adulta, segundo levantamento divulgado pelo Serasa Experian, uma das empresas que operam o sistema. Em termos percentuais o Estado é oitavo do País com maior índice de bons pagadores. 

O ranking de bons pagadores é encabeçado pelo Maranhão, 92,6% ? o que significa 4,2 milhões da população. Em seguida aparecem o Espirito Santo, com 91,2% da população, Bahia (90,9%), Piauí (90,8%) e Paraíba (90,4%). Na outra ponta, o Mato Grosso do Sul aparece com o menor índice, com 76% da população. Em seguida vêm o Distrito Federal (78,3%), Mato Grosso (79,1%) e Acre (80,9%). A média nacional é de 88,5%.

Segundo a Serasa Experian, o cadastro positivo pode beneficiar cerca de 137 milhões de brasileiros. Fazem parte deste total os 22,6 milhões de cidadãos (14,6% da população adulta) que atualmente estão fora do mercado de crédito e que seriam totalmente incluídos por já apresentarem um histórico favorável de adimplência. 

Em termos regionais, o Nordeste lidera a lista de bons pagadores, com 90,5% da população ? o equivalente a 36,9 milhões de consumidores. Em seguida aparecem o Sul (89,6%), Sudeste (88,6%), o Norte (87,3%) e o Centro-Oeste (80,4%).

Baseado em uma metodologia mais abrangente e inclusiva para concessão de crédito, o cadastro positivo considera a análise de todo o histórico de endividamento e de que modo a pessoa efetua o pagamento de dívidas contratadas com bancos e com empresas de comércio e de serviços ? luz, água, telefone e gás. Também são avaliados compromissos financeiros a vencer.

Segundo o Serasa Experian, o objetivo desse processo é valorizar aspectos positivos, como o hábito do consumidor de pagar em dia suas contas, e não se concentrar somente nas dívidas atrasadas. "Essa visão inclui as pessoas no sistema financeiro e contribui para a prevenção e o combate ao superendividamento, ao sinalizar de modo claro se há espaço no orçamento para contrair mais dívidas", defende o Serasa, em nota.

O órgão explica que somente as empresas nas quais o cliente buscar crédito podem consultar os dados. A empresa não pode levantar as informações preventivamente caso o consumidor não tenha pedido crédito em um de seus estabelecimentos.

O cadastro positivo começou a funcionar em 2013, mas com uma lógica invertida em relação à atual. Na época, o cliente que quisesse ser incluído no cadastro tinha que comunicar ao banco. Sancionada em abril do ano passado, a nova legislação tornou automática a inclusão e o processamento dos dados dos clientes.

Quem não quiser entrar no cadastro positivo é que deve avisar a instituição financeira. Os bancos identificarão os bons pagadores com base em um sistema de pontuação, sem acesso direto à movimentação financeira do cliente. Cada cliente receberá uma nota de zero a 1 mil. Quanto mais alta a nota, melhor a qualidade do pagador e menores as taxas de juros a que eles terão direito.

Desde o dia 11 deste mês , bancos, comerciantes e empresas que emprestam dinheiro podem consultar o cadastro positivo para decidir se concedem crédito ou parcelamentos aos consumidores sem risco de calote.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News