19/04/2024 11:10:23

Justiça
25/01/2020 23:00:00

Taxa de confiança no TJAL avança 20 pontos percentuais e chega a 74%


Taxa de confiança no TJAL avança 20 pontos percentuais e chega a 74%

A Justiça estadual de Alagoas tem uma taxa de confiança de 74%, de acordo com pesquisa realizada em 2019 com 3.217 pessoas, pela Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP).

A taxa considera o somatório das avaliações “Ótimo” e “Bom” em diversas questões, dividido pelo total de avaliações. Na pesquisa anterior, feita entre 2016 e 2017, o indicador apontava 54%, ou seja, houve avanço de 20 pontos percentuais.

Nas varas e juizados, 2.618 pessoas responderam presencialmente a um questionário. Outras 574 participaram via internet, no site do Tribunal de Justiça. O restante respondeu na sede do TJAL e nas turmas recursais. Entre o público das varas e juizados e os respondentes online, houve avanço em todos os índices.

O questionário presencial incluiu itens referentes ao atendimento (como tempo de espera, cordialidade, presteza e clareza das informações); espaço físico (limpeza, organização, acessibilidade); e o serviço judicial (cumprimento de prazos, tempo transcorrido para o julgamento, intimações).

O questionário online inquiriu sobre os serviços úteis encontrados no site, atualização das informações, conteúdo das notícias, pesquisa de jurisprudência, entre outros tópicos.

A estatística Inara Françoyse, da APMP, responsável pela pesquisa, explica que o objetivo é identificar as necessidades sentidas pelos jurisdicionados. “Vamos discutir com a Presidência, que vai convocar os setores apontados e então vamos abrir ações corretivas e tomar decisões para melhorar o que foi apontado”.

A APMP concluiu apenas a análise das respostas das questões objetivas, até o momento. As sugestões e reclamações dos respondentes escritas nos campos abertos ainda estão em análise.

A maioria dos respondentes da pesquisa são advogados (33%) ou partes em processos (25%), mas também participaram estudantes (13%), defensores públicos (2%), promotores de justiça (1%) e outros usuários (23%). 3% não responderam essa pergunta.

O relatório completo será publicado nos próximos dias, na página da APMP.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News