26/04/2024 11:54:05

17/06/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

com cada segundo // wadson correia-colaborador

Uma barragem da Mata da Cafurna, que fica localizada nas terras indígenas dos povos Xucurú-Karirí pode romper e causar uma tragédia a qualquer momento, destruindo parte do município de Palmeira dos Índios, distante 133 km de Maceió. A barragem tem mais de meio século e até agora nunca foi feita nenhuma manutenção. A preocupação é grande na cidade devido às fortes chuvas que atingem a região. 

O problema é antigo e até agora não foi resolvido. A prefeitura garante que a responsabilidade é da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Funai, diz  o contrário, o que só aumenta o medo dos moradores do bairro da Cafurna e do centro da cidade que serão os mais atingidos, caso haja o rompimento da barragem.  

A representante dos povos indígenas onde a barragem está localizada, Raquel Xucurú,  explicou a reportagem do CADAMINUTO que antes o açude pertencia à prefeitura e abastecia toda cidade. Em 1978 a barragem passou a pertencer aos povos indígenas, após uma retomada.

“Esse problema é antigo e ninguém fez nada até agora. O vazamento da barragem ocorre bem no meio. A Funai  já foi alertada anos atrás sobre o problema, depois que técnicos da prefeitura visitaram o local. Tenho medo de acontecer uma tragédia parecida com a que ocorreu no mês passado no Estado de Piauí, na barragem de Algodões”, disse Raquel Xucurú.

Segundo o assessor da prefeitura de Palmeira dos Índios, Rondon Caitano, engenheiros da prefeitura e uma equipe do Corpo de Bombeiros visitaram o açude no sábado passado (13) e constataram um grande risco que a população está sofrendo. “A barragem está com um grande vazamento e toda a água que sai vai em direção ao açude do Goiti que fica no centro de Palmeira. A preocupação é muito grande devido às chuvas que estão caindo na cabeceira da barragem”, afirmou.

Rondon, também garantiu que a responsabilidade do açude da Mata da Cafurna, é da Funai. O paredão do açude tem uma altura de 13 metros e apresenta várias rachaduras. O medo das pessoas é muito grande devido às fortes chuvas nessa época.

Barragem de Algodões

A Barragem de Algodões 1, localizada no município de Cocal da Estação, no norte do Piauí, rompeu por causa da chuva. Segundo o Corpo de Bombeiros de Teresina, o rompimento atingiu 800 a 2 mil famílias moradoras da área rural próxima à barragem. A capacidade de Algodões 1 é de 52 milhões de metros cúbicos de água.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News