20/04/2024 00:42:12

Educação
24/01/2020 14:00:00

Sisu, Prouni, Fies e faculdades gringas: sua nota do Enem vale ouro


Sisu, Prouni, Fies e faculdades gringas: sua nota do Enem vale ouro

pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é porta de entrada para a faculdade dos sonhos, seja no Brasil ou fora do país. Além de conseguir vaga em universidades públicas federais pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a nota te dá o direito de participar de diversos outros programas universitários e seleções.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferta bolsas de 50% e 100% em cima do valor da mensalidade do curso escolhido. Podem se candidatar alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral; têm renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa, entre outros requisitos. É preciso ter obtido média de 450 pontos no Enem. Além disso, alunos que zeraram na redação não podem participar.

Fies

Você quer começar a faculdade mas não tem condições de bancar toda a mensalidade? O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) te dá a possibilidade de começar a pagar pelo curso só quando terminá-lo. Serão 100 mil vagas ofertadas pelo programa no primeiro semestre de 2020.

O Fies tem como objetivo financiar, com juro zero, no mínimo 50% da mensalidade em cursos (presenciais) de universidades particulares para estudantes de baixa renda. É destinado para aqueles com renda per capita de até três salários mínimos por mês.

Faculdades no exterior

Com as notas em mãos, além de se candidatar para o ProUni, Fies ou Sisu, o aluno poderá também tentar uma vaga em uma das 42 universidades portuguesas participantes (clique aqui para conferir quais são), sem necessidade de um novo vestibular.

De acordo com especialistas do Sistema de Ensino Poliedro, além de Portugal, existem faculdades que já citaram a possibilidade de se utilizar os resultados do Enem nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Irlanda e Escócia.

“A utilização das notas do Enem em instituições estrangeiras é um fato bem recente, ainda sem a ciência da maioria dos vestibulandos. Com exceção das instituições de ensino portuguesas, não há convênio formal entre MEC e universidades estrangeiras para o uso do exame brasileiro, mas há boas oportunidades”, afirma Fernando da Espiritu Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro.

Para os demais países o processo é mais complexo. Assim como no Brasil, as universidades possuem autonomia para definir as regras dos processos seletivos e critérios diferenciados para utilização da nota do Enem.

Neste sentido, a dica é pesquisar nos sites das instituições estrangeiras de interesse, visando conhecer as datas importantes, as documentações necessárias e as condições para participação. É comum a solicitação de certificados de proficiência na língua estrangeira, cartas de recomendação, cartas motivacionais, bem como a comprovação de participação em atividades extracurriculares ao longo da formação escolar.

O que avaliar antes de optar por uma faculdade no exterior?

É necessário verificar a reputação da universidade e, principalmente, os custos envolvidos. Em muitos casos, é financeiramente mais vantajoso estudar em outro país do que pagar faculdade no Brasil. Além das vantagens de networking e oportunidades de carreira, o valor da moradia e alimentação no exterior pode ser menor do que a mensalidade nas faculdades brasileiras, como nos casos dos cursos de medicina, por exemplo.

Msn



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News