28/03/2024 10:47:12

Curiosidades
22/01/2020 18:00:00

Descubra como se calcula a data do carnaval


Descubra como se calcula a data do carnaval

Todo ano paira aquela dúvida na cabeça dos foliões: será que o carnaval é em fevereiro ou em março? Sem data fixa, cada ano a folia começa em um dia diferente. Mas, como saber em qual dia vai ser? Tudo começou com a ideia de um papa - que decidiu padronizar o calendário através das estações do ano. (Veja no vídeo acima)

Por volta de 1582, o papa Gregório XIII resolveu repensar o calendário, alterando as datas das comemorações cristãs. E, com essa reformulação toda, o carnaval, que é uma das mais tradicionais festas pagãs comemoradas há séculos, também sofreu mudanças.

Tudo começa com a Páscoa. Para calcular essa data, é preciso saber o que é equinócio.

Com nome complicado, equinócio é quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. E ele acontece por volta do dia 20 de março de cada ano. No Hemisfério Sul, é o equinócio de outono, e no Hemisfério Norte, o de primavera.

Com isso, o papa Gregório determinou que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, depois do equinócio.

Então, sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos. Que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes, é terça-feira de carnaval. Ou seja: o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.

G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News