19/04/2024 18:58:42

Educação
21/01/2020 08:00:00

Sisu: inscrição começa hoje e poderá ser feita por dispositivos móveis

Ministério da Educação divulgou um novo site para o sistema de seleção e prometeu maior agilidade no processo de candidatura.


Sisu: inscrição começa hoje e poderá ser feita por dispositivos móveis

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (17), um novo portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelos estudantes para concorrerem a vagas em universidades públicas de todo o país com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisu 2020 abrirá o período de inscrições na próxima terça-feira (21) e encerrará às 23h59 de sexta-feira (25). Além da mudança visual, o novo sistema permitirá concluir a inscrição por meio de aparelhos móveis, como celulares e tablets.

De acordo com o MEC, para fazer a inscrição via celular, o estudante não vai precisar baixar nenhum aplicativo.

"A principal mudança é que esse novo site foi construído em uma tecnologia que permite que as inscrições sejam feitas por aparelhos 'mobile'. Qualquer consulta por qualquer estudante em qualquer lugar do pais seja feita por celular ou tablet" – Thiago Leitão, coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC.

A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, divulgada nesta sexta-feira (17). No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

No site do Sisu é possível consultar informações detalhadas das 237 mil vagas. Lá estão disponíveis dados, como número de vagas, campus, modalidade, turno da vaga desejada e o modo de concorrência, por cotas ou deficiência física. Ainda pode-se consultar as vagas por região, estado e município

O estudante já pode começar a avaliar e a planejar os cursos aos quais pretende concorrer, para isso, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o número de telefone 0800-616161 para tirar dúvidas sobre o Sisu.

Cronograma do Sisu 2020

  • Abertura das inscrições: 21 de janeiro
  • Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News