20/04/2024 13:04:50

Leitura de Domingo
19/01/2020 08:00:00

'Não consigo emagrecer. Será da tiroide?' Seis sintomas e diagnóstico

O hipotiroidismo define-se pela quantidade diminuta de hormonas que a tiroide produz e como tal o peso aumenta. A boa notícia é que há tratamento


'Não consigo emagrecer. Será da tiroide?' Seis sintomas e diagnóstico

tiroide é uma pequena glândula em forma de borboleta que se encontra à frente da traqueia, na parte anterior do pescoço, explica o hospital CUF. Uma das suas principais funções da glândula consiste na regulação do metabolismo do organismo (o processo que transforma os alimentos em energia) o que influencia todos os sistemas e órgãos do corpo humano. Quando algo afeta o seu funcionamento, são vários os sintomas que poderá sentir, incluindo oscilações do peso. Mas, será que é esta condição que está por trás daqueles quilinhos a mais que teimam em não desaparecer?

Os sintomas a ter em atenção

Alguns sintomas de hipotiroidismo, segundo a CUF assemelham-se aos de outras doenças e desenvolvem-se lentamente pelo que muitas vezes passam despercebidos. 

Todavia, se notar alguns deste sinais de alarme deverá consultar um médico:

- Cansaço;

- Aumento do peso;

- Depressão;

- Sensibilidade ao frio;

- Pele e cabelo secos;

- Dores musculares.

Por que ocorre um aumento do peso?

A CUF explica que a tiroide envia para a corrente sanguínea hormônios que ajudam o metabolismo a funcionar adequadamente. Quando não são produzidas na quantidade suficiente, o metabolismo torna-se mais lento, levando o corpo a acumular água e sal, o que provoca inchaço, e uma capacidade menor de converter calorias em energia, o que faz com que sejam armazenadas no organismo na forma de gordura.

O diagnóstico

O médico irá requisitar análises ao sangue, que irão avaliar os níveis da hormônios estimulante da tiroide (TSH), uma hormônio que regula o seu funcionamento e os níveis de T3 e T4. Poderão ser ainda necessários exames de imagem - como a ecografia - e biópsias, sobretudo se existirem nódulos na glândula.

Tratamento

O hipotiroidismo pode ser tratado com sucesso através da toma diária de comprimidos que repõem as hormônios na quantidade adequada. 

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News