28/03/2024 14:13:47

Saúde
18/01/2020 23:00:00

Alagoanos que vão viajar no carnaval devem se vacinar contra febre amarela

Recomendação é para quem vai curtir a folia em áreas endêmicas


Alagoanos que vão viajar no carnaval devem se vacinar contra febre amarela

Quem vai viajar neste carnaval deve ficar atento se precisa administrar a vacina contra a febre amarela. A recomendação é que os viajantes sejam imunizados até dez dias antes de seguir às localidades onde há registro da doença, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os alagoanos devem procurar os principais postos de saúde da capital e também do interior para buscar a imunização. A orientação é que a vacina seja administrada no mínimo 10 dias antes da viagem para que a proteção seja efetivada no organismo.

 

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), na última quarta-feira (15), 1.087 notificações de mortes suspeitas de macacos foram registradas no país. As notificações mais recentes de mortes destes primatas (epizootia), nos estados do Paraná (34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1) chamam a atenção das autoridades em vigilância.

Em relação aos casos em humanos, no mesmo período, 327 casos suspeitos de febre amarela foram notificados; destes, 50 permanecem em investigação e um foi confirmado. A vítima, residente do estado do Pará, veio a óbito. Atualmente, o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre, ou seja, transmitida por mosquitos que vivem no campo e florestas. Os últimos casos de febre amarela urbana (transmitida pelo Aedes aegypti) foram registrados em 1942, no Acre.

Por enquanto, a recomendação é apenas para quem vai viajar a estas áreas consideradas endêmicas de febre amarela. E a orientação não serve apenas para o carnaval, mas para qualquer época do ano. Para a população que vive aqui, a imunização não é obrigatória, tendo em vista que não há notificações da doença em investigação.

Gazetaweb

 
 


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News