20/04/2024 01:42:50

Brasil
11/01/2020 20:00:00

Um milhão de pessoas serão vacinadas neste mês em Pernambuco


Um milhão de pessoas serão vacinadas neste mês em Pernambuco
Ainda neste mês de janeiro, um milhão de pernambucanos da Mata Sul e do Agreste devem começar a ser vacinados contra a febre amarela. As áreas prioritárias para vacinação serão as 43 cidades que compõem a III e a V Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Palmares (Mata Sul) e Garanhuns (Agreste), respectivamente. 
 
A escolha dessas duas regiões se deu com base em estudos que identificaram os espaços possivelmente mais vulneráveis, denominados corredores ecológicos, áreas de transição entre remanescentes florestais e caatinga. Até o momento, apenas Garanhuns divulgou a data de início da imunização, que começa no dia 15. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, cada município deve ter o seu calendário. 
 
A exceção dessa regra acontece amanhã, quando moradores e funcionários do Condomínio Alvorada, na Estrada de Aldeia, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, onde foram encontrados 14 saguis mortos, receberão a dose da vacina da febre amarela, já que essa doença é uma das suspeitas da morte dos primatas não humanos. A antecipação da vacina de bloqueio contra a febre amarela na população que vive no condomínio afetado está sendo realizada de forma preventiva para evitar uma possível introdução do vírus em Pernambuco. 
 
"O município está avaliando se há a necessidade de imunizar a população do entorno do condomínio Alvorada. Mas, a princípio, todo o restante da população de Camaragibe só deverá receber a dose a partir de março, seguindo o calendário do estado", disse a comunicação de Camaragibe. 
 
A morte dos macacos também vem despertando preocupação de moradores dos condomínios próximos, já que não receberão de imediato a imunização. Na segunda-feira (13), haverá uma reunião entre os síndicos dos condomínios de Aldeia que têm fragmentos de matas com maior concentração de saguis, e representantes das secretarias de saúde do estado e de Camaragibe, para avaliar as necessidades de imunização da população.
 
"Nos grupos de moradores, tem-se estimulado as pessoas a não entrarem em pânico, até porque há outras hipóteses, além da febre amarela, sendo discutidas. E os achados estão concentrados numa faixa restrita entre os quilômetros 12 e 13 da Estrada de Aldeia. É uma área específica de ocorrência e naturalmente os esforços precisam ser concentrados onde há evidências do fenômeno", disse o presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, Herbert Tejo. Segundo ele, foram encontrados três casos num condomínio vizinho ao Alvorada, que compartilha do mesmo fragmento de mata. 
 
A SES reforçou que os outros municípios pernambucanos, inclusive o Recife, só devem começar a incluir a vacina de febre amarela na rotina dos postos de saúde a partir do próximo mês de março, assim como são ofertadas doses vacinais de doenças como sarampo e caxumba, por exemplo. A expectativa é de que 8,4 milhões de pernambucanos sejam imunizados. 
 
Pernambuco continua sem casos da doença desde 1938, ou seja, não é território de risco. "A determinação de ampliar e incluir a vacina de forma rotineira é uma proposta do Ministério da Saúde para todo o Brasil. Atualmente, o imunizante já é ofertado rotineiramente em 19 estados", informou a SES. 
 
A proteção será voltada a crianças de 9 meses a adultos de 59 anos. A novidade é que será introduzida a dose de reforço para todas as crianças aos 4 anos. Acima dessa faixa, será necessária apenas uma dose. Inicialmente, o único público que terá meta vacinal, de 95%, será as crianças menores de 1 ano.
 
"Desde 2016, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, houve grande aumento de casos, num dos maiores surtos das últimas décadas. Diante desse cenário, observou-se a expansão da área de circulação do vírus. O objetivo é ampliar a oferta da vacina para manter a população imunizada", afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.  
 
Diário de Pernambuco


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News