20/04/2024 05:36:10

Mundo
10/01/2020 12:00:00

Ucrânia cogita míssil como causa de desastre aéreo no Irã


Ucrânia cogita míssil como causa de desastre aéreo no Irã

Os investigadores destacados pela Ucrânia para apurar os motivos da queda de um avião com 176 pessoas nos arredores de Teerã, capital do Irã, trabalham com diversas hipóteses, incluindo a possibilidade de um míssil ter causado a tragédia.

A aeronave, um Boeing 737, pertencia à Ukraine International Airlines (UIA) e caiu na madrugada de quarta-feira (8), no momento em que o Irã disparava mísseis contra duas bases no Iraque usada por militares dos Estados Unidos.

"Neste momento, trabalhamos em sete diferentes hipóteses para o evento ocorrido no Irã", disse o secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia (RNBO), Oleksiy Danilov, à agência AFP.

Os investigadores não descartam que o avião tenha sido derrubado por um míssil terra-ar, por um ataque terrorista ou até por uma falha de motor. "Não há uma hipótese prioritária", acrescentou Danilov. Ele, no entanto, ressaltou que ainda não há razões para acreditar que a aeronave tenha sido atingida por um míssil.

Especialistas ucranianos já estão em Teerã para ajudar na investigação. A maior parte das vítimas eram iranianas (82 passageiros) ou canadenses (63), mas o acidente também matou 11 cidadãos da Ucrânia: nove tripulantes e dois passageiros.

Segundo informações preliminares dos investigadores iranianos, o avião tentava voltar ao aeroporto de Teerã, de onde havia decolado segundos antes, e se incendiou ainda no ar.

"Testemunhas oculares viram as chamas envolverem a aeronave", diz um relatório. O Irã já anunciou que não entregará as caixas-pretas do avião à Boeing, que é uma empresa americana.

Terra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News