28/03/2024 21:42:19

Geral
10/01/2020 11:00:00

Sesau alerta sobre aumento de acidentes com escorpiões no verão


Sesau alerta sobre aumento de acidentes com escorpiões no verão

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) fez um alerta para que a população redobre a atenção em relação aos acidentes com escorpiões por causa do verão. Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) apontam que nos últimos dois anos foram registrados 19.497 casos de acidentes com escorpiões em Alagoas. Deste total, foram 9.665 em 2019 e 9.832 em 2018.

Clima propício para a sua proliferação e que contribui para o seu acasalamento no período entre os meses de dezembro a março, segundo explica a técnica da Assessoria de Controle de Zoonoses da Sesau, Ana Paula Freitas. Como se não bastasse, ainda segundo ela, devido ao intenso calor, os escorpiões também costumam saír de seus esconderijos em busca de alimento, principalmente as baratas.

Em Alagoas, o tipo de escorpião predominante é o T. serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), considerado pouco perigoso em relação a outras espécies, mas, também causa preocupação, principalmente se ferir crianças e idosos. Isso porque, ainda de acordo com Ana Paula Freitas, eles são mais suscetíveis a terem complicações, devido a problemas quanto à baixa imunidade e doenças pré-existentes.

Ao sofrer uma picada de escorpião, Ana Paula Freitas explica que a primeira providência da vítima é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do local onde reside. Caso seja possível, é importante capturar o escorpião e levá-lo até o posto de saúde para que ele seja identificado e o profissional de saúde possa adotar o tipo de tratamento correto.

A técnica da Assessoria de Controle de Zoonoses da Sesau recomenda que, ainda em casa, a pessoa só pode aplicar compressa morna no local, para minimizar a dor e não fazer esforço físico. “Quem for ferido por um escorpião não deve amarrar o local atingido, nem aplicar nenhum tipo de substância ou curativos que fechem o ferimento. Também não se deve cortar, perfurar ou queimar o local, nem colocar álcool e mistura com plantas, porque elas não têm efeito contra o veneno e podem agravar o quadro clínico do paciente”, frisou Ana Paula Freitas.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News