29/03/2024 04:45:11

Brasil
09/01/2020 20:00:00

Dois novos casos de síndrome que matou em Minas são notificados em Belo Horizonte

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, oito pacientes no total apresentaram os mesmos sintomas. Um caso chegou a ser descartado.


Dois novos casos de síndrome que matou em Minas são notificados em Belo Horizonte

Dois novos casos de uma síndrome desconhecida, até agora denominada nefroneural, foram registrados em Belo Horizonte. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os pacientes são homens de 56 e 64 anos, moradores do bairro Buritis, na Região Oeste da cidade.

Até o momento, nove notificações foram registradas. Uma delas foi descartada por não apresentar os mesmos sintomas e por ter doença renal prévia.

A média de dias entre o início dos primeiros sintomas e a internação foi de 2,5 dias. Os exames laboratoriais estão sendo analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Até agora, um homem, que morava em Ubá e estava internado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, morreu. O corpo de Paschoal Dermatini Filho foi levado para Belo Horizonte onde irá passar por necropsia. Em dezembro, ele esteve na casa da filha, moradora do Buritis. O marido dela está internado com suspeita da doença.

Belo Horizonte é o local provável de exposição de todos os oito casos suspeitos da síndrome desconhecida, até agora denominada nefroneural. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8).

Técnicos da pasta estão na capital mineira para prestar apoio às Secretarias de Estado e Municipal de Saúde na investigação das causas do aparecimento de sintomas de insuficiência renal aguda com alterações neurológicas.

Análise de bebidas

A Polícia Civil confirmou, nesta quarta-feira (8), que o Instituto de Criminalística analisa amostras de bebidas que, supostamente, poderiam ter provocado os sintomas de insuficiência renal e alterações neurológicas em moradores de Belo Horizonte e de Ubá, na Zona da Mata. A cervejaria, que foi atrelada ao caso, negou.

Segundo a polícia civil, estão sendo feitas investigações preliminares para saber se houve crime, com entrevistas e comunicação com outras instituições públicas. O inquérito policial só será instaurado se constatado que houve ação criminosa.

G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News