26/04/2024 01:24:17

12/06/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

com gazetaweb //janaina ribeiro

A Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro está em mutirão, com as suas principais secretarias, para ajudar as 1.050 pessoas que ficaram desabrigadas e desalojadas por conta das últimas chuvas que caíram na cidade. Alimentação, medicamentos, colchões e agasalhos já foram distribuídos nos sete locais que estão servindo de abrigo. O município quer agora que o Governo do Estado agilize a construção de 500 casas populares, cujos recursos já estão assegurados pela União.

De acordo com o prefeito da cidade, Cristiano Matheus (DEM), existe uma verba – emendas dos deputados federais Maurício Quintella (PR), Benedito de Lyra (PP) e dele próprio quando ainda estava na Câmara dos Deputados -, que já está disponibilizada pelo Governo Federal e prevê a construção de 500 casas populares no povoado conhecido como Malhadas, no Francês.

“O projeto é uma parceria entre as 3 esferas de poder e os recursos estão disponíveis há dois anos. À Prefeitura, cabia a doação do terreno, que já foi feita. Por isso, fazemos agora um apelo ao governador Teotônio Vilela Filho para que a idéia saia do papel. São dezenas de famílias que precisam de um novo lar”, defendeu, acrescentando que os desabrigados da comunidade Jacaré, que fica às margens da AL-101 Sul, não devem mais voltar para lá. “As obras da duplicação da rodovia daqui a pouco chegarão a essas famílias e, aquelas que lá permaneceram, deverão ser retiradas. Por isso defendo que todas já sejam transferidas”, disse ele.

Galpão para abrigar as famílias

E enquanto o projeto não anda, a Defesa Civil Estadual propôs a construção de um grande galpão para abrigar os 1.050 desabrigados e desalojados. Ele seria construído dentro da cidade e desafogaria as escolas e creches que suspenderam, temporariamente, as aulas.

‘Interrompemos o ano letivo em cinco escolas e em três creches. São mais de três mil alunos prejudicados e não podemos permitir que a solução de um problema seja a construção de outro. O galpão atenderia, emergencialmente, a nossa necessidade”, explicou o prefeito.

Segundo Cristiano Matheus, o dinheiro para a construção do galpão viria dos R$ 10 milhões que foram liberados pelo Governo Federal para ajudar aos municípios castigados pelas chuvas.

Abrigos improvisados

A Escola Estadual Maria Petrolina de Gouveia, na Massagueira, é a unidade de ensino que mais recebeu famílias desabrigadas e desalojadas. São mais de 30 até agora. Em seguida, vem a Escola Maria José Araújo, com 20.

A Escola Pedro Rodrigues está abrigando outras oito famílias, a Juviniano Rodas mais quatro. Já a Escola Eleuza Galvão recebeu três famílias.

A Creche Itaperaguá está com oito famílias nas suas dependências e a Creche que fica no Centro da cidade tem outras 4.

A Colônia de Pescadores de Marechal Deodoro abriu suas portas para seis famílias, a Igreja do Rosário para quatro e uma casa foi alugada para abrigar mais 7 famílias.

Apoio da população

A programação de São João em Marechal Deodoro é uma das mais concorridas e a expectativa da Prefeitura é receber mais de 10 mil pessoas diariamente. Nessa esperança, o prefeito da cidade faz um apelo de solidariedade. “Vamos instalar dois pontos de recebimento de mantimentos e agasalhos. A Secretaria Municipal de Ação Social vai coordenar esse trabalho e teremos dois caminhões para fazer o transporte daquilo que for doado pela população. Pedimos para que as pessoas que estarão vindo brincar, também se dirijam até Marechal com o espírito de solidariedade, pensando naqueles que não tem, pelo menos provisoriamente, onde morar”, disse Matheus.

Na noite deste Dia dos Namorados, haverá apresentação das bandas Forró dos Plays, Cavalo de pau e Affarra. Amanhã será a vez de Solteirões do Forró, Calango Aceso e Nosso Xote. Já no domingo, tocam Forró do Muído, Gaviões do Forró e Oi Nóis Aí.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News