25/04/2024 08:39:54

Especial
06/01/2020 14:00:00

Campanha Janeiro Branco faz alerta para cuidados com a saúde mental


Campanha Janeiro Branco faz alerta para cuidados com a saúde mental

O primeiro mês do ano é marcado pela reflexão e também pela construção de um planejamento para que seja executado ao longo dos doze meses, com isso, surge a campanha Janeiro Branco que tem como objetivo principal colocar em discussão a importância da saúde mental em meio a sociedade.

 A campanha surgiu através da iniciativa de psicólogos em parceria com os profissionais da área da saúde e é voltada para a conscientização da prevenção e promoção da Saúde Mental.

De acordo com o conselho regional de psicologia, em Alagoas, a criação e o desenvolvimento de ações sociais cresce a cada ano e agrega muitos avanços para categoria e toda sociedade, graças ao empenho e engajamento de profissionais e estudantes, à campanha.

Em entrevista ao Cada Minuto, a psicóloga Ingrid Marielly, destacou que a escolha do mês para que a campanha fosse posta em prática foi totalmente estratégica. “Final de ano as pessoas ficam mais reflexivas, e na maioria das vezes surge a frustração por não ter conquistado alguns objetivos e em janeiro as pessoas costumam a se planejar para o ano que está se iniciando e daí que surgem consequências como a ansiedade pelo desejo de cumprir todas as metas. Com isso a campanha faz com que as pessoas possam refletir sobre a saúde emocional e o cuidado que ela requer”, explicou.

A psicóloga destacou ainda que o mês de janeiro é um marco para campanha, mas a sociedade deve cuidar da saúde mental durante todo o ano. “É preciso cuidar de si, do corpo e também da mente, o preconceito infelizmente ainda existe, mas aos poucos tem sido quebrado”.

Marielly pontuou ainda que a psicoeducação é de fundamental importância, principalmente quando tantas questões sobre saúde mental tem surgido em meio a sociedade. “É um mês de prevenção e reflexão, o trabalho educativo através da psicoeducação é muito importante e também é preciso salientar que todos precisam de cuidados”, finalizou.

Em 2018, o Governador Renan Filho (MDB) publicou no Diário Oficial do Estado de Alagoas a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o Janeiro Branco.

Ainda segundo o conselho de psicologia do estado, essa conquista se deve a articulação do conselho junto ao legislativo. “O engajamento dos profissionais da Psicologia foi essencial para essa vitória em defesa de uma cultura da Saúde Emocional”, diz um trecho da nota.

Repórter Maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News