29/03/2024 02:07:16

Saúde
31/12/2019 11:00:00

Veja como será o funcionamento das unidades de saúde de Alagoas no Réveillon


Veja como será o funcionamento das unidades de saúde de Alagoas no Réveillon

Josenildo Törres

Nesta terça (31) e quarta (1º), quando se comemora o Réveillon, todas as unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estarão funcionando normalmente. A exceção é o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), cujas Unidades Maceió (Trapiche e Farol) e Arapiraca – só voltarão a coletar de sangue na quinta-feira (2), após abrirem normalmente nesta segunda-feira (30).

Durante os dois dias, ponto facultativo e feriado estadual, o Hemoal contará com técnicos de plantão apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades estaduais e para atender aos hemofílicos. Na quinta (2), a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), abre às 7h. Já a Unidade Farol, no Hospital Veredas – antigo Hospital do Açúcar – abre às 7h30. No interior do Estado, a Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, inicia o atendimento às 7h30.

No caso dos usuários que necessitem da assistência pré e hospitalar, todas as unidades estaduais estarão em pleno funcionamento. Para isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os três Ambulatórios 24 Horas de Maceió, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jacintinho e Tabuleiro do Martins e os Hospitais Geral do Estado (Maceió) e de Emergência do Agreste (Arapiraca) estarão atendendo normalmente.

Ambulatórios – Os usuários que residem em Maceió e venham a sofrer um pequeno corte e precisem de sutura, devem procurar os Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa (Levada), Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) e Denilma Bulhões (Benedito Bentes). As três unidades também devem ser procuradas por àqueles que necessitem trocar uma sonda ou estabilizar crises de asma, diabetes e convulsões.

UPAs – Já os pacientes que estejam com dor de cabeça, vômito e diarreia devem se dirigir as duas UPAs construídas e mantidas pelo Governo do Estado. Na parte alta de Maceió, será possível receber assistência na UPA Tabuleiro do Martins, na Avenida Durval de Góes Monteiro. Já na parte baixa, a unidade referência é a UPA Jacintinho, situada na Ladeira do Óleo, que atende também pacientes com crises de asma e diabetes, além de convulsões.

Samu – Para atender vítimas de acidentes de trânsito, infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e problemas cardiorrespiratórios, o Samu estará de prontidão e pode ser acionado normalmente nos dias 31 de dezembro deste ano e 1º de janeiro. Para ser atendido, o usuário ou acompanhante pode ligar para o telefone 192, onde as Centrais Maceió e Arapiraca irão fazer a triagem e encaminhar o socorro necessário.

HEA – Para os municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, a referência hospitalar é o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A unidade atende vítimas de traumas, que podem ser desencadeadas em razão de um acidente de trânsito, queda, queimadura ou por um ferimento de arma branca ou de fogo.

HM – O Hospital da Mulher, no bairro Poço, em Maceió, irá funcionar normalmente para atender as gestantes de baixo risco em trabalho de parto e que forem encaminhadas pela Central de Regulação. A unidade também estará de prontidão para prestar assistência às vítimas de violência sexual, por meio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).

HGE – Também referência no atendimento a vítimas de traumas por arma branca e de fogo, o HGE deve ser procurado por usuários residentes na capital, Grande Maceió e por moradores dos Litorais Norte e Sul. Além de traumas, devem ser encaminhados à unidade os pacientes com apendicite ou que tenham sofrido acidente de trabalho, moto e carro, atropelamento, afogamento, queimaduras e traumas ortopédicos.

Al1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News