25/04/2024 14:54:29

11/06/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

G1

A limpeza dos bicos injetores foi um dos temas levantados por leitores do G1 nesta semana. Confira essa e outras dúvidas sobre carros, como troca de pneus, andar na ‘banguela’, troca de óleo e, ainda, a história dos carros com carroceria tipo monobloco. Confira abaixo a resposta de algumas perguntas enviadas pelos internautas.

Em algumas marcas de carro, fala-se que os bicos injetores são auto-limpantes, o que isto quer dizer? Você não precisa limpar?
- Nemias

O sistema auto-limpante que já equipa diversos motores é um tipo de bico injetor que, como o nome diz, faz uma limpeza própria, ou seja, não requer a limpeza dos bicos injetores em uma oficina. Entretanto, podem ocorrer falhas com esse dispositivo e para verificar se o sistema apresenta irregularidades é preciso uma análise com aparelho específico. Mesmo assim o bico injetor ainda pode ter problemas e o vilão da história, que pode até danificar os bicos injetores, ainda é a gasolina ou álcool de má qualidade ou adulterado com solvente ou mesmo água.

Gostaria de saber a respeito da prática conhecida como ´banguela´. Soltar o carro (com injeção eletrônica) em ponto morto nos declives em rodovias realmente economiza combustível e favorece o arrefecimento do motor? Há alguma diferença neste aspecto nos antigos motores com carburador?
- Luiz de Almeida, Guarapuava (PR)

Andar com o carro desengrenado, ou seja, na banguela, é uma prática não indicada para nenhum veículo, seja com injeção eletrônica ou não. Alguns acham que a banguela economiza, mas no caso especifico dos carros equipados com injeção eletrônica de combustível, quando o motorista pega uma longa descida e tira o pé do acelerador, mas mantém o motor engrenado, o que acontece é que a central eletrônica detecta isso e corta o envio de combustível por certo instante, o que economiza muito mais. Se o mesmo motorista entra nessa descida, mas coloca o carro em ponto morto, o que acontece é que a central eletrônica detecta que o carro está em marcha lenta e assim precisa de uma rotação mínima e, em conseqüência, o envio de combustível, o que vai gastar mais combustível em relação à condição anterior.

Na mesma situação, porém com um motor equipado com carburador, a banguela economiza, mas também é importante considerar a segurança, pois se for necessária uma frenagem de emergência ou mesmo desviar de algo no caminho, o carro engrenado estará sob o controle do motorista. Já na banguela, salvem-se quem puder. Fora isso, a banguela exige demais dos freios, que podem se aquecer excessivamente e perder a eficiência. Quanto ao arrefecimento, não tem vantagem nenhuma. Teria alguma melhora se o carro estiver com a temperatura elevada, na zona vermelha do marcador, mas até então, o motor pode já estar danificado e a banguela só vai ajudar a encontrar um lugar seguro para ficar.

Devemos verificar o nível do óleo com o carro frio e motor desligado ou com o motor ligado?
- Marcelo

A inspeção do nível do óleo deve ser feita sempre com o carro desligado e, preferencialmente quando o motor estiver frio. Se for o caso do motor estar quente, o ideal é aguardar alguns instantes, algo em torno de 3 a 5 minutos, para que o óleo situado na parte superior desça para o cárter – reservatório do óleo do motor – e assim indique o nível de forma correta.

Com relação à embreagem, tenho o costume de sempre antes de lombadas ou saliências frear o carro e somente depois pisar na embreagem. Isso é bom ou não?
- Antonio
A maneira mais adequada de utilizar a embreagem é nas trocas de marchas levar o pedal até o final, parece redundante, mas boa parte dos motoristas não faz isso. Quando for reduzir a velocidade, pisar somente no freio e, ao perceber o veiculo quase parando, aí sim é o momento de pisar na embreagem. Também evite trocar de marcha quando o automóvel estiver passando por uma lombada, faça a troca antes ou depois da lombada, mas nunca durante a travessia. Nessa circunstância, as partes do veículo estarão em níveis diferentes como, por exemplo, o motor e o câmbio e isso com o tempo vai prejudicando as peças da transmissão. Dessa forma, a embreagem será poupada e sua vida útil prolongada.

Gostaria de saber qual o procedimento certo quando você compra dois peneus novos. Devo colocar os novos atrás ou na frente?
- Daniel 

Quando temos pneus novos em um eixo e desgastados no outro eixo, teremos um desequilíbrio forte entre as performances. Em caso de montagem de apenas dois pneus novos , estes deverão ser montados no eixo traseiro. Os principais motivos para essa escolha são: os pneus mais novos na traseira garantem o equilíbrio do carro em freadas bruscas, ou seja, quando se freia fortemente o carro joga o peso para frente e a traseira mais leve tende a ter menos aderência ao solo. Com o pneu melhor na traseira evita-se isso. O automóvel também passa a ter melhor resposta em curvas fechadas. Normalmente, os carros têm a tendência de sair de frente, justamente por ser mais fácil a correção de direção. Se os pneus traseiros são mais usados, essa tendência passa para a parte de trás do automóvel, em que o motorista não tem controle direcional e facilmente pode ocorrer uma derrapagem.

Quando for comprar o pneu novo, tem de ser todos da mesma marca?
- Panyotis

Quando for efetuar a substituição, o ideal é que os quatro ou até mesmo os cinco, incluindo o estepe, sejam de uma mesma marca, mas principalmente que sejam de um mesmo modelo (desenho), com as mesmas características. Caso a opção seja pela substituição de apenas dois pneus, eles devem obrigatoriamente estar no mesmo eixo a fim de evitar problemas de geometria e comportamento do carro.

Sou interessado por história e curiosidades, poderiam explicar qual foi o primeiro carro com carroceria tipo monobloco?
- Pedro Aquino

O primeiro carro de fato a ser produzido em série com a carroceria do tipo monobloco é uma incógnita ou então uma boa discussão. Alguns historiadores atribuem ao Lancia Lambda 1927 o título de primeiro carro monobloco do mundo. Porém, o Opel Olympia 1936 também requer esse reconhecimento, mas tudo indica que o Ford Consul de 1950 seja considerado o primeiro monobloco mundial. No Brasil, o automóvel que detém esse título é o Aero Willys 1963, que também foi o primeiro carro projetado e fabricado por aqui.

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News