20/04/2024 04:44:31

Política
30/12/2019 17:00:00

Nova pesquisa para prefeito agita bastidores em Maceió


Nova pesquisa para prefeito agita bastidores em Maceió

Uma nova pesquisa de opinião sobre as eleições de prefeito de Maceió vem circulando nos últimos dias nos bastidores políticos e em vários grupos de watsapp.

Tenho tido acesso a várias pesquisas de gaveta que “vazam” – especialmente na capital. De cara, estranhei o resultado da pesquisa que chegou até aqui via aplicativo.

O levantamento, atribuído ao Ibrape, aponta João Henrique Caldas (49%) com 49%, Ronaldo Lessa com 13%, Davi Davino Filho com 10%, Cabo Bebeto com 6% e Alfredo Gaspar com 5%.

Fui checar na fonte. O Ibrape informa oficialmente que não rodou recentemente nenhuma pesquisa na capital.

Pior, os números não batem com nenhuma outra pesquisa atribuída ao instituto, algumas delas divulgadas aqui. Aparentemente os números foram ‘inflados’ com objetivos não muito claros, mas de possível dedução.

Quem falsificou a pesquisa ou pretende beneficiar JHC, que aparece com praticamente o dobro do percentual verificado em todas as pesquisas sérias a que tive acesso, ou quer desanimar algum outro pré-candidato. A maioria deles aparece na pesquisa (exceto Cabo Bebeto) com percentuais mais baixos de dois a três pontos pelo menos, do que também tive chances de verificar nas pesquisas realizadas nos últimos meses em Maceió.

Em outra palavra, como diria Trump, é Fake News. Mais uma armação da turma que costuma trabalhar nas sombras e que a partir de agora começa a mostrar suas garras sujas e afiadas.

Tem razão Chico da Falpe Pesquisas. Num café, ontem, ele me disse que a partir de agora vai mandar o resultado de suas pesquisas sem nenhuma identificação do instituto. É uma prevenção de quem já enfrentou problemas com o uso indevido ou adulteração de resultado de pesquisas.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News