19/04/2024 15:21:47

10/06/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão //

 

Embora a comunidade esperasse que o nível do rio Mundaú – foto 3 - (que banha a parte baixa de União dos Palmares, compreendendo-se as Rua do Jatobá (foto 1), Juazeiro e Demócrito Gracindo além da Rua da Cachoeira (foto 2) de onde segue em direção a Usina Lajinha, fosse ficar elevado na tarde-noite de ontem quando um verdadeiro temporal desabou sobre a região, somente a partir das 9,30h da manhã desta quarta feira (10) é que houve invasão das águas em casas e estabelecimentos comerciais, despertando atenção máxima da população, pois até o fechamento desta matéria, o volume da água era crescente.

 

Nascido na cidade de Garanhuns no agreste de Pernambuco a 110km de União dos Palmares, o rio Mundaú atravessa diversas cidades pernambucanas e alagoanas, e começa a banhar Alagoas no município de Santana do Mundaú (a 23km de União) recebendo água do seu principal afluente que é o Rio Canhoto (nascido na cidade de Canhotinho-Pernambuco) no distrito de Rocha Cavalcante em território palmarino, a 12 km da cidade.

 

Além de União, o rio margeia as cidades de Branquinha, Murici, Rio Largo até as proximidades de Satuba onde deságua na Lagoa Mundaú, municípios estes que, segundo previsões, deve ficar em alerta pois o volume de água alterado do rio em União deve atingi-las até no máximo às 4,00 horas da tarde de hoje.

 

Em função da previsão de mais chuvas pela Defesa Civil de Alagoas para a região leste ou zona da mata como é conhecida, dezenas de famílias começam a ser removidas para a parte alta da cidade e alojadas em grupos escolares e no ginásio de esportes governador Manoel Gomes de Barros.

 

Curiosos e equipes da prefeitura estão percorrendo as margens do rio. Há poucos instantes este noticioso entrou em contato com o advogado Élson Silva na cidade de Santana do Mundaú que assegurou ter o prefeito Eloi da Silva determinado que uma equipe de secretaria de obras daquele município ficasse em plantão permanente, mas que “neste momento, o nível água é bem inferior ao de ontem à noite”. Ao finalizar Dr. Élson arrisca que “o rio deve estar cheio no município de União em função da deságua de dezenas de afluentes na zona rural dos dois municípios”.

 

Uma equipe deste noticioso desde o meio dia está de plantão junto à comunidade ribeirinha, e novos fatos serão comunicados aos internautas em primeira mão.

 

 

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News