18/04/2024 18:11:18

Viver Bem
27/12/2019 20:00:00

Como parar o soluço e por que ele acontece


Como parar o soluço e por que ele acontece

Eles aparecem quando a gente menos espera. E sem dar qualquer aviso.

Estamos lá, desfrutando de uma refeição, quando temos aquela sensação esquisita, porém familiar, dos soluços. Embora eles durem alguns minutos, muitas vezes soluçar pode ser bem irritante. 

Mas você já se perguntou por que isso acontece?

A ciência já explicou “como” ocorrem os soluços, ou seja, eles acontecem quando o ar que entra em nossa boca repentinamente atinge nossas cordas vocais e elas se fecham rapidamente. Eles são provocados por um espasmo no diafragma, um músculo que separa o nosso tórax do abdômen, e estão diretamente relacionados com a nossa respiração.

De acordo com o estudo publicado na revista acadêmica Clinical Neurophysiology, na edição deste mês, os soluços são especialmente importantes na infância.

Isso porque eles servem para ajudar os bebês recém-nascidos a respirar, já que são responsáveis pelo desenvolvimento de conexões entre o cérebro e o corpo do bebê, auxiliando no controle da respiração.

Além disso, o som do próprio soluço também ajuda a ensinar aos bebês que há uma correlação entre o barulho que eles conseguem fazer com a sensação física que o barulho provoca - isso dá uma maior noção da criança em relação ao seu corpo. 

Mas por que continuamos soluçando quando somos adultos? Apesar de incomodarem, o soluço tem um lado positivo, já que se tornam um eterno “lembrete” de como a nossa respiração importa. 

Causas do soluço

Mudanças bruscas de temperatura, comer muito rápido ou aquela sensação de “engolir” o ar são as causas mais comuns dos soluços. O consumo de bebidas com gás e a ansiedade também impactam nas crises.

Geralmente, a sensação de estar soluçando sem parar termina em poucos minutos. Mas caso persista, é necessário uma investigação médica para avaliar as condições de saúde.

Como parar o soluço

Como eles costumam acabar em um curto espaço de tempo, não há soluções “científicas” para acabar com os soluços, mas você pode tentar alguns exercícios de respiração.

1. Prenda a respiração por alguns segundos. Isso aumenta a quantidade de gás carbônico no sangue e faz o diafragma se contrair. 

2. Faça movimentos repetitivos de respiração mais acelerada, inspirando e expirando. 

Caso os soluços persistam, não hesite em procurar ajuda de um profissional.

https://www.huffpostbrasil.com/



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News