25/04/2024 13:39:15

Saúde
26/12/2019 08:00:00

Invenção facilita diagnóstico de doenças oculares com mais precisão


Invenção facilita diagnóstico de doenças oculares com mais precisão

Se depender da ciência, os médicos e profissionais da área de saúde vão poder contar com uma nova ferramenta para interpretar exames de fundo de olho. 

Durante o doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, Danilo Motta encontrou uma solução matemática para facilitar o diagnóstico de doenças oculares como explica o pesquisador. 

Batizada como VOTUS, a invenção torna a avaliação do exame mais rápida e precisa. Dois oftalmologistas foram convidados para testar a ferramenta, mas pediram para não serem identificados no estudo.

De acordo com um deles, o programa possibilita fazer uma comparação entre tamanho e progressão das lesões e patologias. Danilo Motta conta como foram realizados os testes. 

A pesquisa levou cerca de três anos. Foi realizada sob orientação do professor Afonso Paiva, com a colaboração do matemático Wallace Casaca, da Universidade Estadual Paulista.

O próximo passo é patentear a ideia e disponibilizar a ferramenta para profissionais de saúde. O exame de fundo de olho deve ser realizado principalmente em pessoas com diabetes e hipertensão. Também é usado para prevenção e controle do glaucoma, que é uma das principais causas de cegueira no mundo.

Ebc



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News