28/03/2024 08:49:47

09/06/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

Estabelecer novos recordes de cobertura vacinal contra a febre aftosa  já está se tornando rotina em Alagoas. Desde abril de 2008, a Agência  de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) registra a cada  campanha índices superiores a todos os antecedentes.

Na última etapa de vacinação, realizada em abril de 2009, a quebra de  recorde foi mais uma vez confirmada. Foram vacinados 95,13% dos  bovídeos alagoanos. O que significa que dos 1.119.344 animais  existentes no Estado, 1.176.623 receberam a vacina.
Para a Adeal, os recordes consecutivos são uma demonstração concreta  do aperfeiçoamento do trabalho de defesa agropecuária no Estado.

"Além  da aprovação do Ministério da Agricultura para Alagoas se tornar zona  de risco médio de aftosa, obtida recentemente, os resultados das  vacinações são comprovações importantíssimas do que está sendo  realizado. Através deles, podemos dimensionar a qualidade do serviço",  afirma Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Adeal.

A manutenção dos bons resultados é também fundamental para Alagoas obter novas classificações sanitárias em relação à febre aftosa.  "Nossa meta é entrar para zona livre com vacinação ainda no primeiro  semestre de 2010. Para isso, não estamos medindo esforços para  continuar aumentando os percentuais de vacinação e cumprir os demais  requisitos impostos pelo Ministério da Agricultura", garante Hibernon.

Vacinação

Obrigatória para bovinos e bubalinos de qualquer idade, as campanhas  de vacinação são realizadas em duas etapas por ano. Em Alagoas, os  animais devem ser imunizados em abril e outubro.

A vacina é fundamental para impedir a contaminação pela febre aftosa,  doença altamente contagiosa, que atinge animais de cascos bipartidos.  Apesar de poucos casos registrados em humanos, a doença é uma das mais  temidas pela pecuária por causar graves prejuízos econômicos ao setor.

Assessoria


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News